Páginas

terça-feira, 27 de outubro de 2020

«Temos de ser uma Igreja muito solidária, uma Igreja muito fraterna»

Bom dia e paz e bem!!

A frase que dá título a este nosso encontro matinal é do bispo de Viseu. Foi tirada de um comentário sobre a nova encíclica do Papa Francisco ‘Fratelli Tutti’ à Agência ECCLESIA.

“Temos de ser uma Igreja muito solidária, uma Igreja muito fraterna, ou somos irmãos ou não somos nada e perdemos a oportunidade que Deus no deu de viver e ao mesmo tempo de sabermos estar com os outros”,

D. António Luciano explicou que o novo documento do Papa “é um instrumento de trabalho” e alertou que hoje, “mais do nunca”, é preciso olhar para quem está doente, para quem sofre, os que podem ser contaminados e os que ficaram sem trabalho.

Ainda no tema da solidariedade e da atenção ao próximo, agora regresso ao tema da newsletter matinal desta segunda-feira, isto é, à “minha” Diocese de Setúbal e a D. Manuel Martins.

A diocese e a câmara municipal inauguraram uma estátua do primeiro bispo sadino nos 45 anos da sua ordenação episcopal.

“D. Manuel permanecerá sempre como um bispo à imagem de Cristo, dedicado à Igreja, a esta Igreja, e aberto à cidade, às cidades e à sociedade desta Península de Setúbal” - D. José Ornelas

E para se dedicarem ao bem comum e ao seu próximo temos também os políticos.

O bispo de Angra felicitou os deputados eleitos para a Assembleia Legislativa Regional dos Açores e apelou ao “espírito de verdadeiro diálogo” para resolverem “gravíssimos problemas”.

“Juntando os esforços e colocando o bem comum e a dignidade de cada ser humano como prioridades absolutas, teremos capacidade para dar resposta aos inúmeros problemas que afligem o Povo Açoriano”

Votos de uma boa terça-feira, também na nossa companhia em www.agencia.ecclesia.pt, na televisão pelas 15h00, na RTP2, e na rádio, na última semana de conversas missionárias, a partir das 22h45 na Antena 1 da emissora pública.

Saudações,
Carlos Borges

Sem comentários:

Enviar um comentário