Páginas

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Via-Sacra com Maria, um livro marca Passo-a-Rezar



NOTA DE IMPRENSA
"VIA-SACRA COM MARIA", UM LIVRO ÚNICO
COM A MARCA PASSO-A-REZAR E EDITORIAL AO
 
“Via-Sacra com Maria”, um livro único, que «conjuga beleza e dureza, desfiguração e transfiguração», agradável de se ter mesmo «só como objeto». Nasceu no âmbito do Passo-a-Rezar e acaba de ser lançado pela Editorial AO. Os textos são de Isabel Figueiredo e as ilustrações de João Sarmento, sj. A apresentação desta surpreendente proposta para a Quaresma aconteceu em Lisboa e Porto.

"Via-Sacra com Maria", da Editorial AO, não é um livro qualquer. Afirma-se pela diferença de uma escrita leve, materna e inspirada, e de uma estética original. Em cada estação, é Maria, a Mãe de Jesus, quem toma a palavra. E é imensa a dor desta Mulher trespassada pelos sofrimentos do seu Filho.

«As meditações de Isabel Figueiredo e os desenhos de João Sarmento ajudam-nos muito. Na escrita e no traço são precisos e belos. Daquela beleza que só a verdade irradia, quando é a verdade do bem absoluto, o esplendor da cruz. Um coração de mãe pode acompanhar a via sacra com uma intensidade particular. Própria de quem vê entregar-se uma vida que no seu próprio ventre começou», afirma D. Manuel Clemente, Cardeal Patriarca de Lisboa, que esteve presente na sessão de apresentação do livro, na igreja de São Domingos, em Lisboa.

D. Manuel Clemente, que prefaciou a obra, considera que, através desta proposta, Isabel Figueiredo «ajuda todas as mulheres que vivem de joelhos - cultivam a terra, dão de comer aos seus, acordam de madrugada, cuidam de casas esburacadas, vestem as roupas mais gastas, sorriem para os filhos...», assim como Maria seguiu a via sacra do seu filho. 
A sessão de apresentação em Lisboa contou com a presença do Cardeal Patriarca, D. Manuel Clemente; do diretor do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais e presidente da Rádio Renascença, Cónego João Aguiar Campos; do diretor da Editorial AO, P. António Valério, sj; e da autora, Isabel Figueiredo.
No Porto, a apresentação foi feita pelo Provincial da Companhia de Jesus, P. José Frazão Correia, sj. Para o sacerdote, a “Via-Sacra com Maria” é «um livro com uma beleza particular», «uma beleza estranha e um caminho doloroso de Jesus a partir do olhar de Maria». Um livro «muito bem feito, com ilustrações extraordinárias. É, por isso, quase um contra-senso. Leva-nos a contemplar a desfiguração de um homem e a dor de Maria num objeto de grande beleza».

«Só como objeto é agradável tê-lo», referiu, acrescentando que «os desenhos de João Sarmento conduzem-nos para este ponto e contra-ponto: beleza e dureza, desfiguração e transfiguração».

O P. José Frazão Correia, sj considera que «é preciso algum pudor para acompanhar esta via-sacra. Uma beleza estética sem mais não pode ser ociosa, porque senão contradiz o que estamos a contemplar. Estranhamente, até na dor de Maria há algo de beleza».

«Esta via-sacra pode ser escutada, lida, olhada, contemplada, como diria Santo Inácio, para tirar proveito. Quase que todos os nossos sentidos podem ser envolvidos», notou o Provincial dos Jesuítas, lembrando a comoção da atriz Susana Arrais. Habituada aos palcos e a interpretar textos bem dramáticos, ela própria, surpreendida com o texto, chora ao gravar a "Via-Sacra com Maria" para o Passo-a-Rezar. «A comoção de quem a leu é também vivida por quem a escuta», sustentou.

Nesta Via-Sacra, notou ainda o P. Frazão Correia, sj, falam três Marias: uma é Isabel, a quem podemos chamar Maria; outra é Maria, Mãe de Jesus e ainda Maria, a Mãe-Igreja.

No livro, encontra-se um texto bíblico, mas depois fala Maria de Nazaré, com expressões muito ternas: 
“José trabalhava todo o dia e o meu Menino era a alegria da casa”.

“Lembro-me de te ver a correr pelos caminhos de Nazaré, a roupa suja das brincadeiras… Ainda sinto o teu peso nos meus braços. Estás com sede… onde está a água”?


“O meu Filho, para quem olhei encantada, na noite mais bela de todas as noites… estava ali, já batido, cheio de dores e de sangue”.

“Será que ninguém sabe que sou a tua mãe? Será que ninguém me vê, que ninguém se compadece”? 
Na “Via-Sacra com Maria” apresentam-se dois movimentos que se implicam mutuamente: o mistério de Jesus com o mistério da nossa vida, concluiu o P. Frazão Correia, sj.
Sessão de apresentação no Porto, com P. António Valério, sj, Isabel Figueiredo, P. José Frazão Correia, sj e João Sarmento, sj. 
"VIA-SACRA COM MARIA" PELA VOZ DE QUEM A CONCEBEU

João Sarmento, sj assumiu as ilustrações. Desprendeu-se do texto. Fez os desenhos sem se deixar tocar por «um texto tão forte». Os desenhos foram feitos «não com a noção de ilustração, mas de desígnio».
Segundo o estudante de Escultura, «é muito complicado desenhar Jesus e Maria, não só porque já foram muito pintados, desenhados e esculpidos», mas porque «quando vemos com a vista imaginativa entramos na cena bíblica e vibramos com o que lá se passa de uma forma muito particular».
A ideia é que os desenhos ajudem a rezar, afirmou João Sarmento, na sessão de apresentação que decorreu no Porto.
A autora do texto, Isabel Figueiredo, andou à procura daqueles desenhos desde o momento em que se pensou em editar o livro. Agora sente que as suas palavras «precisam daqueles desenhos, já não vivem sozinhas em folhas de papel».
Filha de um militar, Isabel Figueiredo cresceu entre Portugal e as colónias, entre o aconchego da família e a solidão da distância, entre a beleza das paisagens de África e a rigidez das normas de um colégio interno. No pós 25 de abril, passou a viver em Carcavelos. Licenciou-se em História e trabalha na Rádio Renascença há 25 anos. Sempre à volta dos conteúdos e da escrita.
Em 2014, depois de um desafio lançado na paróquia a que pertence, teve «o atrevimento de se colocar no coração de Maria». «A minha escrita é toda ela trespassada pela minha história de vida. No meu caminho fui descobrindo que Jesus está vivo e atento a todas as nossas necessidades, amoroso no seu cuidado para cada um de nós», contou Isabel, mãe de três filhos, sublinhando que a maternidade foi decisiva na pessoa que é.
«Ao ler estas palavras eu própria me encontro com o silêncio. O meu pequeno silêncio e o grande silêncio de Maria. Aquilo que eu pretendo mesmo é que se encontrem com Jesus nestas palavras e nestes desenhos da "Via-Sacra com Maria"», rematou Isabel Figueiredo.
UM LIVRO COM MARCA PASSO-A-REZAR 
O diretor da Editorial AO, P. António Valério, sj explica que a "Via-Sacra com Maria" é uma síntese feliz de dois caminhos que o Apostolado da Oração - Rede Mundial de Oração do Papa tem desenvolvido: por um lado, a publicação de livros de ajuda à vida de oração; por outro, uma aposta nas novas tecnologias para disponibilizar propostas de oração simples, acessíveis e adaptadas ao ritmo de vida de todos. É o caso do Passo-a-Rezar, assente no conceito "Não pares para rezar", que oferece dez minutos de oração, audível em qualquer sítio, a qualquer hora. Esta Via-Sacra nasceu no contexto do Passo-a-Rezar e passou a livro por insistência dos utilizadores, que reclamaram uma utilização mais ampla, sobretudo nas comunidades paroquiais, no tempo de Quaresma.
Para mais informações, imagens ou esclarecimentos contatar:
SECRETARIADO NACIONAL DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO
R. S. Barnabé, 32, 4710-309, Braga - Portugal
mail: geral@apostoladodaoracao.pt / 
Telf: 253 689 447 
Share
Tweet
Forward
+1
Copyright © Apostolado da Oração

Sem comentários:

Enviar um comentário