Páginas

sábado, 4 de março de 2017

De «João Paulo II - /BA5/ -12/05/91» ao Papa Francisco

 
Bom dia e bom fim de semana,
é verdade aos sábados e domingos também estamos consigo para que continue a ter acesso à informação sobre a Igreja Católica em Portugal, no mundo e sempre atentos ao Papa que viaja só amanhã para os tradicionais exercícios espirituais da Curia Romana.
Enquanto Francisco não entrar no autocarro para Ariccia, nos arredores de Roma, pode ser notícia na Agência Ecclesia a qualquer momento. Sabia que o pontífice argentino vai ser o vai ser o terceiro Papa a usar aeroporto de Monte Real, na sua peregrinação ao Santuário de Fátima. A Base Aérea n.5 não tem só para contar aventuras militares, conhece a inscrição «João Paulo II - /BA5/ -12/05/91»?
O Papa que disse esta sexta-feira que a penitência a que os cristãos são chamados na Quaresma passa pela ajuda aos outros e pela conversão interior, em vez de manifestações exteriores sem conteúdo, vai receber chefes de Estado e de Governo da UE para assinalar 60 anos do Tratado de Roma, a 24 de março, na sala régia do Palácio Apostólico do Vaticano.
Sabia que a Universidade Católica Portuguesa homenageou D. Carlos Ximenes Belo. O bispo emérito de Díli recebeu o Prémio Nobel da Paz em 1996 e foi figura decisiva para a independência de Timor-Leste da ocupação indonésia. O bispo agora vive no Porto mas veio a Lisboa, à instituição onde estudou na década de 70, e a Agência esteve com ele
A Encíclica do Papa Francisco ‘Laudato Si’ sobre o cuidado da casa comum continua a ser inspiradora. Desta vez, foi um seminário no Vaticano sobre ‘Extinção biológica’, do qual saiu um alerta para a desigualdade económica e o risco de extinção de “milhares de espécies vegetais e animais”.
Como é fim de semana e, normalmente, há mais tempo para atividades lúdicas e culturais sugerimos, por exemplo, na Diocese de Beja o Festival ‘Terras sem Sombra’ que vai estar em Odemira, este sábado e domingo.
Mais a sul ainda o concerto ‘Carmin’Antiqua Raízes do Al-Gharb’, começa às 21h30, na igreja de Santa Maria, no Concelho de Tavira, na Diocese do Algarve.
Já na capital portuguesa o Panteão Nacional tem patente, na igreja de Santa Engrácia, a exposição ‘Reis e Heróis – os Panteões em Portugal’. Enquanto o Convento de São Domingos, dos Dominicanos, recebe a conferência ‘Diferentes culturas, diferentes credos: podemos caminhar juntos?’, por Eduardo Bento, às 15h30.
‘Tempo entre Silêncios’, do arquiteto Nuno Caetano, é uma proposta na cidade dos universitários, Coimbra. O projeto fotográfico está no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha.
Mais uma vez bom dia e bom fim de semana,
Continue connosco com a garantia que nós vamos estar aqui
Carlos Borges


Sem comentários:

Enviar um comentário