sábado, 24 de dezembro de 2016

Vaticano: Papa convida a preparar «verdadeiro Natal» com a ajuda do presépio

Foto: Zeferino Policarpo
Contemplar em silêncio as figuras de São José e da Virgem Maria, nesta semana, é a proposta de Francisco

Cidade do Vaticano, 18 dez 2016 (Ecclesia) – O Papa Francisco convidou hoje no Vaticano à preparação do “verdadeiro Natal” com a ajuda do presépio, apresentando em particular as figuras de São José e da Virgem Maria.

“Procuremos entrar no verdadeira Natal, o de Jesus que está próximo, é Deus connosco, próximo de nós, para receber a graça desta festa, que é uma graça de amor, de humildade e de ternura”, disse, antes da recitação da oração do ângelus, na Praça de São Pedro.

“Nisto ajuda-nos muito o presépio”, realçou, perante milhares de peregrinos e visitantes.

Francisco recordou que no próximo domingo já será Natal, pedindo que nesta semana todos procurem “encontrar um momento para parar, fazer um pouco de silêncio”.

“Imaginemos Nossa Senhora e São José, que estão a caminho de Belém, imaginemos como vão: o caminho, o cansaço, mas também a alegria, a emoção, depois a ânsia de encontrar um lugar, a preocupação, e por aí fora”, referiu.

Na catequese dominical, o Papa apresentou Maria como modelo de quem permitiu a Deus “mudar o destino da humanidade” ao “acolher Jesus”.

“Também nós podemos cooperar no seu desígnio de salvação para nós mesmos e o mundo”, prosseguiu.

Maria e José, que “deixaram que Deus se aproximasse deles”, foram definidos por Francisco como “os primeiros que acolheram Jesus através da fé”, uma dimensão fundamental para entender “o mistério do Natal”.

“Maria ajuda-nos a colocar-nos em atitude de disponibilidade para acolher o Filho de Deus na nossa vida concreta, na nossa carne; José leva-nos a procurar cada vez mais a vontade de Deus e a segui-la com plena confiança”, precisou.

No final do encontro de oração, o Papa agradeceu às pessoas e instituições que este sábado lhe deram os parabéns, pelo seu 80.º aniversário natalício.

De acordo com o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Greg Burke, Bento XVI também enviou “por escrito” as suas felicitações e três presentes, recebidos "como três sinais muito significativos e pessoais para ambos"; o Papa emérito ligou depois pessoalmente a Francisco.

OC

in



Sem comentários:

Enviar um comentário