Páginas

quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Taizé: Encontro de jovens em Riga será ocasião para «um gesto ecológico concreto»

taize.fr
Iniciativa juntará cerca de 10 mil jovens na capital da Letónia, entre o Natal e o Ano Novo

Taizé, França, 27 dez 2016 (Ecclesia) – A Comunidade Ecuménica de Taizé está a desafiar os jovens que vão participar no encontro internacional em Riga, na Letónia, a promover “um gesto ecológico concreto” que sensibilize para a defesa da natureza e do planeta.

Numa nota publicada online, a comunidade localizada em França destaca o evento como “uma boa ocasião para cuidar da criação, enfatizando a utilização dos transportes públicos e a reciclagem do lixo”.

Entre 28 de dezembro e 1 de janeiro, são esperados em Riga cerca de 10 mil jovens, com idades entre os 18 e os 35 anos.

A maioria vai ser acolhida por famílias, em centenas de paróquias da região.

A organização propõe que os participantes tragam “sacos de lona para guardar e transportar as refeições distribuídas, evitando assim a necessidade dos sacos de plástico.

“Cada pessoa deve lembrar-se de trazer um saco de lona de algodão, além de uma taça ou copo e uma colher. Este gesto vai reduzir consideravelmente a quantidade de resíduos plásticos não-recicláveis”, pode ler-se.

Esta sugestão já está a ser posta em prática desde o ano passado em Taizé, onde “os sacos de plástico foram substituídos por sacos de lona de algodão”.

O atual prior da Comunidade de Taizé, o irmão Alois, já destacou a urgência de tomar “decisões” amigas do ambiente, “enquanto consumidores ou cidadãos”.

“Façamos uma escolha consciente pela sobriedade. Simplificar o nosso estilo de vida pode ser uma fonte de alegria”, disse aquele responsável.

JCP

in



Sem comentários:

Enviar um comentário