Páginas

sábado, 3 de dezembro de 2016

Roma: Grupo Capela Gregoriana Psalterium canta no Vaticano

Grupo português soleniza hoje a Eucaristia na Basílica de São Pedro

Roma, 02 dez 2016 (Ecclesia) – O grupo ‘Capela Gregoriana Psalterium’ vai solenizar hoje a Eucaristia das 17h00 (menos uma em Lisboa) da Basílica de São Pedro e este sábado têm um concerto na Basílica de Santa Cecília in Trastevere (Roma), às 18h00 locais.

O grupo ‘Capela Gregoriana Psalterium’ confirmou hoje à Agência ECCLESIA que para além de participarem na Eucaristia na Basílica de São Pedro, como estava programado, este sábado têm um concerto na Basílica de Santa Cecília in Trastevere (Roma), às 18h00 locais.

“Cantar numa Missa, num espaço simbólico com o Vaticano, era obviamente um sonho. E vamos cantar o ordinário todo, o esquema está regulamentado, o cântico de entrada, da comunhão, o ofertório”, explicou Alberto Medina de Seiça, sobre a celebração desta tarde às 17h00.

A Basílica de São Pedro “é um espaço único” e o grupo já tinha a ideia de cantar lá há “bastante tempo”, algo que este ano se realiza depois da candidatura à Santa Sé, no contexto dos 18 anos de atividade do grupo que celebram esta ano.

O responsável por dirigir os Capela Gregoriana Psalterium, desde a sua fundação, comentou que todos ficaram “contentes” com a rápida e positiva resposta do Vaticano, após terem apresentado “informação, historial do coro, gravações”, ou seja, elementos que certificaram quem são.

O coral de vozes masculinas, que não é um grupo ligado à Igreja “no sentido tradicional, litúrgico”, embora já tenham cantado em Eucaristias, apresenta-se como “associação privada, sem fins lucrativos” que se dedica ao “estudo, execução e divulgação do canto gregoriano e música sacra” em geral.

Do seu reportório destaca-se a participação num recital no contexto dos 500 anos da Carta do Achamento do Brasil, no Salão Negro do Senado, em Brasília, a convite do Governo Federal brasileiro.

Em maio de 2010, o grupo ‘Capela Gregoriana Psalterium’ deu o concerto inaugural das Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres, em Ponta Delgada, na Diocese de Angra, e ao longo de 18 anos têm participado Encontros de Canto Gregoriano e deram recitais no âmbito das Semanas de Estudos Gregorianos.

“Este tem mais visibilidade porque vamos cantar a um sítio simbólico [Vaticano], mas inclui-se no trabalho discreto que vamos fazendo com seriedade e serenidade”, referiu Alberto Medina de Seiça, na entrevista à Agência ECCLESIA no contexto da campanha de crowdfunding realizada para ajudar nas despesas para a viagem a Roma e ao Vaticano.

De assinalar que o Grupo Capela Gregoriana Psalterium foi distinguido com o Prémio Kerygma «Música Litúrgica 2011» pelo seu CD ‘Mysterium Crucis’.

CB/OC

in



Sem comentários:

Enviar um comentário