Páginas

terça-feira, 30 de setembro de 2025

«Somos todos iguais, os que estavam e os que chegam» - Comissão Nacional Justiça e Paz

Bom dia, paz e bem!!

“É preciso não esquecer que todos somos iguais, na nossa inviolável dignidade humana, na nossa esplêndida e fecunda diversidade.
É preciso não esquecer que todos somos, fomos ou seremos imigrantes. Porque nos foi, é ou será reconhecido o direito fundamental a procurar uma vida melhor.
É preciso estar alerta, não desistir, nem esquecer. Somos todos iguais, em dignidade, na nossa esplêndida diversidade. Todos fazemos parte, todos somos necessários nesta construção comum, todos carecemos da mesma proteção, todos partilhamos da mesma responsabilidade coletiva.
É preciso não esquecer a imensa lição da História: sempre que nos abrimos, prosperámos, sempre que nos fechámos, regredimos.” - Comissão Nacional Justiça e Paz

A CNJP, organismo laical da Igreja Católica em Portugal, publicou o documento ‘Sempre que nos abrimos, prosperamos; sempre que nos fechamos, regredimos’, onde pede que a nova legislação sobre migrações respeite os Direitos Humanos e promova a integração de todos.

A Assembleia da República reaprecia as novas propostas de alteração à lei de estrangeiros, esta terça-feira, em plenário, na generalidade, especialidade e votação final global. Em agosto, o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vetou a proposta da nova lei de estrangeiros, depois de o Tribunal Constitucional ter considerado inconstitucionais cinco normas do diploma, aprovado pela AD e pelo Chega.

Esta segunda-feira, o Centro Padre Alves Correia (CEPAC) e a Comunidade Vida e Paz (CVP) alertaram para o “desconhecimento” dos migrantes, no Programa ECCLESIA (RTP2).

Leão XIV recebeu membros do Grupo de Trabalho sobre Diálogo Intercultural e Inter-religioso (Working Group on Intercultural and Interreligious Dialogue), ligado ao Parlamento Europeu, no Vaticano.

“Ser homens e mulheres de diálogo significa permanecer bem enraizados no Evangelho e nos valores que dele emanam e, ao mesmo tempo, cultivar a abertura, a escuta, o confronto com aqueles que provêm de outras inspirações, colocando sempre no centro a pessoa humana, a sua dignidade e a sua constituição relacional e comunitária.”

Ontem, festa dos arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael, cumpriu-se a tradição e tivemos o feliz anúncio do tema do Dia Mundial das Comunicações Sociais 2026: ‘Preservar vozes e rostos humanos’; O Papa vai dedicar a sua mensagem aos “riscos” e “oportunidades” da inteligência artificial.

O Grupo VITA e a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) apresentam hoje dois programas de prevenção primária da violência sexual contra crianças – o «Girassol» e e «Lighthouse Game», pelas 18h30, no Externato São José (Restelo – Lisboa).

“Prevenção da violência sexual é falar de respeito, é falar de segurança, é falar de limites, é falar de consentimento, é falar de ajudar as crianças a saberem distinguir, por exemplo, o que é um toque adequado ou inadequado”, disse a coordenadora do Grupo Vita, Rute Agulhas, na entrevista conjunta Ecclesia/Renascença.

Neste último dia de setembro - Dia Internacional do Podcast – subscreva os podcasts ‘Alarga a tua tenda’ e ‘Agência Ecclesia’.
O Programa ECCLESIA começa pelas 15h00, na RTP2.

Votos de uma boa terça-feira!
Cumprimentos, Carlos Borges

P.S.: Em outubro continue connosco, estamos sempre em www.agencia.ecclesia.pt.

 

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário