Páginas

sexta-feira, 5 de setembro de 2025

Jovens de todo o mundo juntam-se para “reiniciar” a economia… inspirados em Francisco de Assis

$$post_title$$
O logotipo do próximo encontro do movimento EoF. "É hora de reiniciar o sistema. Juntos."

Evento global EoF

 | 04/09/2025

Serão três dias de “diálogo, inspiração, e ação partilhada” com o objetivo de dar um novo impulso ao movimento Economia de Francisco (EoF): de 28 a 30 de novembro, centenas de jovens economistas, investigadores, empreendedores e agentes de transformação de todos os continentes estarão juntos para mais um Evento Global EoF, que desta vez terá lugar em Castel Gandolfo (nos arredores de Roma), e visa ajudá-los a continuar o caminho juntos em direção a um novo paradigma económico, sonhado pelo Papa Francisco e inspirado em Francisco de Assis.

“E se parássemos… e recomeçássemos?” é o desafio lançado na edição deste ano do encontro internacional. “Por muito tempo, a economia global funcionou à base de exaustão: de recursos, de pessoas, de tempo. Ela foi moldada pela acumulação sem limites, pelo progresso sem pausa e pelo crescimento sem alma. Mas o Ano Jubilar de 2025 — juntamente com o 800º aniversário do Cântico das Criaturas — oferece-nos um momento único: parar, refletir e recomeçar”, sustenta a organização do encontro em comunicado enviado ao 7MARGENS.

O mote do Evento Global EoF 2025 – “Reiniciar a economia” – é, assim, “mais do que um slogan. é uma escolha. Um apelo para repensar a economia atual através das lentes do Jubileu bíblico – um tempo de libertação, restauro e descanso”, acrescentam.

A organização assinala ainda que o verbo “reiniciar” em inglês – “restart” – pode ser dividido em duas palavras: “rest”, que significa descanso, e “art”, que significa arte. “É por isso que o nosso logotipo enfatiza o descanso — porque sem descanso não há recomeço. E destaca a arte — a centelha criativa necessária para imaginar novas estruturas, novas políticas, novas formas de viver e trabalhar juntos. A barra de carregamento estilizada diz claramente: é hora de reiniciar o sistema. Juntos”.

O evento está pensado “para fomentar a participação, a criatividade e propostas concretas”. No programa, disponível online, é possível antever que as manhãs serão preenchidas com conferências e mesas redondas nas quais haverá “vozes diversas” – entre elas as dos economistas Jeffrey Sachs, Stefano Zamagni e Gaël Giraud – e muitas “ideias ousadas”. Ao longo do dia, os inscritos poderão participar em “sessões temáticas, workshops colaborativos, na vibrante Feira EoF e nos pitches “Ideias Extraordinárias em Ação” — espaços para partilhar experiências locais, sugestões de políticas, contribuições artísticas e muito mais”.

As inscrições estão abertas até ao próximo dia 8 de setembro (com alojamento incluído). Após essa data, a participação continuará a ser possível até que todas as vagas estejam preenchidas, mas sem alojamento.

“A viagem já começou. Agora é a tua vez de dar o próximo passo. Junta-te a nós em Castel Gandolfo para reiniciarmos a economia, começando pela paz”, convida a organização do encontro.

Recorde-se que o movimento Economia de Francisco foi lançado pelo Papa Francisco em 2019 e o primeiro evento global presencial decorreu em Assis em 2022, tendo contado com a sua participação [ver 7MARGENS].

Desde então, têm sido inúmeras as iniciativas do movimento, envolvendo milhares de jovens de todo o mundo, incluindo encontros, conferências, publicações, projetos de investigação, e mais recentemente ações de luta pela paz.

No final do ano passado, ainda sob orientação do Papa Francisco, foi criada a Fundação Economia de Francisco, levar ainda mais longe a missão do movimento.




Sem comentários:

Enviar um comentário