Páginas

quarta-feira, 3 de janeiro de 2024

Taizé desafia jovens a serem Peregrinos da Paz

Próximo encontro europeu será na Estónia

 | 1 Jan 2024

Imagem do Encontro Europeu de Taizé em Liubiliana, na Eslovénia. Foto © Tamino Petelinsek

Imagem do Encontro Europeu de Taizé em Liubiliana, na Eslovénia. Foto © Tamino Petelinsek

O novo responsável da comunidade de Taizé, Ir. Matthew, lançou o desafio aos jovens presentes no 46º Encontro Europeu de Taizé, que decorreu estes dias em Liubliana (Eslovénia), de serem “peregrinos da paz” em cada uma das suas paróquias e de regressarem a Taizé na Páscoa onde a comunidade dará “mais notícias”.

Na sua última meditação, o Ir. Matthew falou sobre a experiência de caminho em conjunto. Partindo do exemplo de S. Tomé que, com as suas dúvidas, quis fazer caminho em conjunto com os seus irmãos, o responsável pela comunidade monástica e ecuménica de Taizé recordou a vigília ecuménica de setembro passado, na Praça de S. Pedro, na antecâmara do Sínodo dos Bispos sobre a sinodalidade. “A convite do Papa Francisco, reunimo-nos como Povo de Deus de diferentes tradições cristãs, de origens muito diversas, de todos os sectores da sociedade. Em oração, intercessão e silêncio, confiámos ao Espírito Santo o trabalho do Sínodo dos Bispos da Igreja Católica. Juntamente com o Papa Francisco, vinte líderes e representantes de diferentes Igrejas deram uma bênção comum. Juntos, puseram-se de pé e rezaram diante da Cruz”, recordou.

Pegando no Sínodo, questionou os jovens presentes no encontro. “Como jovens adultos, como podem participar neste caminho?”, perguntou, antes de lançar o desafio: “Estamos dispostos a partir como peregrinos da paz até ao Encontro Europeu de Tallinn, continuando a nossa Peregrinação de Confiança na Terra?”

Referindo que, ao mesmo tempo que decorria a Vigília na Praça de S. Pedro, “mais de 200 iniciativas diferentes tiveram lugar em todo o mundo, ligadas à oração de Roma”, o Ir. Matthew sugeriu “dedicar um tempo de reflexão até à Páscoa de 2024 para ver que iniciativas podemos empreender como peregrinos da paz” em cada um dos países de origem de cada jovem.

O convite ficou assim lançado, de cada jovem atuar como peregrino da paz e de regressar a Taizé na Páscoa de 2024 par partilhar as suas experiências, onde terá “mais notícias” sobre o que a comunidade de Taizé pretende com este projeto.

No sábado, 30, o irmão Matthew anunciou que o próximo encontro europeu, no final deste ano de 2024, terá lugar em Tallinn, na Estónia. “Este encontro em que milhares de jovens se reúnem para rezar e partilhar a sua fé e as suas vidas uns com os outros, será um grande apoio e inspiração para a nossa juventude. Irá elevar o nosso povo e dar esperança à nossa igreja para o futuro. Como somos pequenos, todas as diferentes igrejas trabalharão em conjunto – este será um sinal visível de um só corpo de Cristo e da presença de Deus para toda a sociedade”, referiu a pastira Tiina Klement, convidada pelo irmão Matthew a explicar comi estão as igrejas estonianas a viver este anúncio.



Sem comentários:

Enviar um comentário