Páginas

domingo, 14 de janeiro de 2024

A guerra é a mais terrível das doenças

Bom dia!

O Vaticano divulgou ontem a mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial dos Doentes, que a Igreja Católica celebra a 11 de fevereiro.

“Associo-me, pesaroso, à condição de sofrimento e solidão de quantos, por causa da guerra e suas trágicas consequências, se encontram sem apoio nem assistência: a guerra é a mais terrível das doenças sociais e as pessoas mais frágeis pagam-lhe o preço mais alto”, afirmou.

“Não é conveniente que o homem esteja só” é o título da mensagem para o 32ºDia Mundial do Doente, em que o Papa lembrou “todos os que permaneceram terrivelmente sós durante a pandemia de Covid-19: pacientes que não podiam receber visitas, mas também enfermeiros, médicos e pessoal auxiliar, todos sobrecarregados de trabalho e confinados em repartições isoladas”.

“Não esqueçamos quantos tiveram de enfrentar sozinhos a hora da morte, assistidos pelos profissionais de saúde, mas longe das suas famílias”, disse ainda.

Agência ECCLESIA/LFS

Por território nacional, o patriarcado de Lisboa realizou uma assembleia diocesana com os coordenadores locais do Sínodo dos Bispos, que decorreu no Centro de Espiritualidade no Turcifal.

D. Rui Valério considerou a escuta fundamental para o processo sinodal, uma vez que é “a maneira como a Igreja hoje pode entrar em diálogo, pode encontrar em comunhão com a paróquia e com o próprio mundo”.

“A escuta é uma forma de estabelecer pontes, de fazer comunhão com Deus e com os outros”, referiu, em entrevista à Agência ECCLESIA.

Foto: ACEGE

A associação Cristã de Empresários quer levar os jovens a transportar a experiência da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 para o quotidiano. Para isso, vai realizar um encontro nacional, no próximo dia 3 de fevereiro, na Universidade Católica Portuguesa (UCP).

“O grande objetivo acaba por ser desafiarmos os jovens, nomeadamente os jovens empresários, a pensarem de maneira prática como é que podemos transferir as mensagens do Papa para os nossos locais de trabalho e para as nossas vidas, acima de tudo é isto”, afirmou Salvador Mathias, coordenador nacional da ACEGE NEXT, um núcleo dentro da associação que pretende representar as gerações mais novas de associados e futuros associados.

Para hoje, a culminar a celebração dos 30 anos de existência e numa altura em que várias publicações anunciaram o fim da edição em papel, é convidado da Renascença e da Agência Ecclesia o presidente da Associação de Imprensa de Inspiração Cristã (AIIC).

Por outro lado, a festa litúrgica de Santo Amaro, que marca o fim do ciclo de celebrações natalícias em várias localidades da Madeira, incluindo as tradições ligadas ao “varrer dos armários”, vai estar em destaque no Programa ECCLESIA, emitido na Antena 1.

Não perca todas as novidades em agencia.ecclesia.pt.

Desejo-lhe um ótimo domingo e uma boa semana!

Leonor João

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário