Páginas

quarta-feira, 24 de janeiro de 2024

Como pode a oração responder perante a «destruição e pobreza»?

O Papa lamentou o clima de “destruição e pobreza” que afeta a vida de milhões de pessoas, em todo o mundo, num texto dedicado à oração, projetando ano de preparação para o Jubileu 2025.

“A crise ecológico-económico-social, agravada pela recente pandemia; as guerras, sobretudo a da Ucrânia, que semeiam morte, destruição e pobreza; a cultura da indiferença e do descarte tende a sufocar as aspirações de paz e de solidariedade e a marginalizar Deus da vida pessoal e social… Estes fenómenos contribuem para gerar um clima pesado, que impede tantas pessoas de viver com alegria e serenidade”, escreve Francisco.

O Papa proclamou no último domingo um ano de oração para preparar as celebrações do Ano Santo 2025, 27.º jubileu ordinário da história da Igreja e o Vaticano sublinhou a centralidade da vida espiritual, nas comunidades católicas.

“Precisamos de aprender a rezar e o verdadeiro mestre só pode ser Ele: Jesus, o Filho de Deus, que revolucionou o mundo da oração humana com o Pai-Nosso”, disse D. Rino Fisichella, pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização (secção para as questões fundamentais da evangelização no mundo), em conferência de imprensa.

Por cá, destaco hoje as afirmações do patriarca de Lisboa sobre o testemunho de São Vicente, padroeiro da diocese e da cidade, sublinhando ser “atual” e inspirador de “entusiasmo” nas comunidades católicas, que se encontram em “caminhada sinodal”, convocada pelo papa.

“São Vicente permanece atual na medida em que assumiu na sua vida, na sua atitude, na sua pregação e no seu exemplo, aquilo que são ainda os valores fundamentais de uma vida santa, de uma vida cristã”, disse D. Rui Valério.

No dia da tarde de hoje acompanhe a apresentação do Dia Mundial das Comunicações Sociais, que se vai realizar em Viana do Castelo. Ao longo do dia vamos dar conta do «Debate sobre jornalismo e inteligência artificial: contexto global e realidades locais», que vai contar com a reflexão dos jornalistas Andrea Cruz, da agência Lusa, também Daniel Catalão, da RTP, e Octávio Carmo, da Ecclesia.

Mas há mais para ver, ler e ouvir em agencia.ecclesia.pt

Encontramo-nos lá?

Tenha um excelente dia!

Lígia Silveira

 

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário