Páginas

sábado, 27 de janeiro de 2024

«É importante deixar pegadas na vida» - Papa Francisco

Bom dia, paz e bem!!

“É importante deixar pegadas na vida, deixar algo que se tenha feito, que se possa dizer: aqui passou um jovem e deixou esta pegada” – Papa Francisco

O Papa convidou os jovens a pensarem na pegada que deixam na vida, certamente todas as pegadas, mesmo a ecológica, incentivando-os a ir em frente e a não desanimarem. Nesta parte do desânimo ou até das dificuldades lembrei-me do famoso poema das ‘Pegadas na areia’, têm sempre alguém que caminha com eles e ajuda-os, apoia-nos.

Dizem-me que vós, jovens, têm de ser provocados, senão adormecem… Adormecido não se avança, adormecido não se avança… Panamá, Lisboa, Seul, é todo um caminho para vós… É um caminho que ides fazendo e um caminho interessante que deixa pegadas.”

O Papa Francisco enviou também mensagens para a jovem Edna Rodrigues, que sofre de uma doença grave, e para Maria da Conceição Brito Mendonça, senhora com 107 anos de idade que nasceu no dia das Aparições de Fátima.

Na JMJ Lisboa 2023, Francisco teve a oportunidade de encontrar-se com Maria da Conceição e com a Edna, na capital portuguesa, antes de sair da Nunciatura Apostólica para o seu segundo dia de Jornada.

E como é que estes vídeos chegaram cá numa sexta-feira, 26 de janeiro, no final do mês de janeiro? O Papa recebeu em audiência o presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023 e bispo de Setúbal, D. Américo Aguiar.

Sobre a futura edição internacional da JMJ, na capital da Coreia do Sul, em 2027, também chegaram novidades: A Arquidiocese de Seul reuniu a Equipa de Pesquisa Preliminar de preparação, que vai projetar um encontro que querem que seja “uma experiência transformadora”.

Esta sexta-feira, começou a Semana do Consagrado 2024, até 2 de fevereiro, com o lema «Rezar a Esperança». Esta semana está em sintonia com o ‘Ano da Oração’ 2024, convocado pelo Papa Francisco como preparação para o Ano Santo de 2025, que tem como lema «Peregrinos de Esperança».

Uma semana com várias iniciativas promovidas pela Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), em coordenação com a Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP) e a Conferência Nacional dos Institutos Seculares de Portugal.

Se ainda não tem a agenda deste fim de semana fechada, sugiro que passem pelo site da Agência ECCLESIA, de norte a sul e ilhas de Portugal temos várias iniciativas, atividades, encontros, formações e celebrações. Pode existir alguma que seja para si e tenha passado despercebida, como o encerramento das celebrações do primeiro centenário dos Escuteiros, em Coimbra, ou o Encontro Cristão de Sintra e «Decidir Amar», é o tema desta 14.ª edição. Domingo, é o Dia Mundial dos Doentes de Lepra, este ano com tema “Não queremos deixar ninguém para trás”.

O Programa ECCLESIA, na rádio Antena 1 da emissora pública, é este sábado dedicado a São Vicente, padroeiro da cidade e do Patriarcado de Lisboa, no âmbito do encerramento das comemorações dos 850 anos da chegada das relíquias do diácono e mártir à capital, pelas 06h00, mas, depois, fica disponível online.

Um bom fim de semana para todos.
Cumprimentos,
Carlos Borges

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário