Páginas

quarta-feira, 10 de janeiro de 2024

Bispos portugueses em «plena comunhão» com o Papa

Bom dia!

Foto: Agência ECCLESIA/PR

Começo a Newsletter de hoje com a nota divulgada ontem pela Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).

A declaração ‘Fiducia supplicans’, publicada no último mês de dezembro, relativa a bênçãos para casais em situação irregular foi um dos temas levantados.

“No seguimento da recente Declaração ‘Fiducia supplicans’, sobre o sentido pastoral das bênçãos, do Dicastério para a Doutrina da Fé, que não altera a doutrina da Igreja sobre o matrimónio, o Conselho Permanente reconhece o acolhimento de todos na Igreja e manifesta a plena comunhão dos bispos portugueses com o Santo Padre”, pode ler-se na mensagem enviada à Agência ECCLESIA.

O Dicastério para a Doutrina da Fé (Santa Sé) indicou a 4 de janeiro, em nota de imprensa, que nenhuma conferência episcopal pode impedir um sacerdote de abençoar “casais em situação irregular”.

Além disso, “no processo em curso sobre a proteção de menores e adultos vulneráveis na Igreja”, o Conselho Permanente da CEP adiantou que a presidência do episcopado vai ter “um encontro de escuta e diálogo com a Associação Coração Silenciado”, no próximo dia 14 de janeiro.

Foto: Agência ECCLESIA/MC

Novo ano, novas funções e um virar de página para o Secretariado Nacional de Bens Culturais.

2024 iniciou-se com a tomada de funções da nova diretora do Secretariado Nacional de Bens Culturais da Igreja (SNBCI), da Conferência Episcopal Portuguesa, que aponta como prioridade para o trabalho dos próximos três anos o diálogo com cada diocese.

“Vou estudar os dossiês e dar continuidade a muitos dos projetos que foram iniciados e desenvolvidos pelos diretores anteriores. Pretendo, essencialmente, orientar muito estes três anos para o diálogo com as dioceses”, afirmou Fátima Eusébio, que acumula agora funções com o cargo de diretora do departamento de Bens Culturais na Diocese de Viseu, que exerce desde 2007 , e a direção da revista ‘Beira Alta’.

A nova responsável pelo SNBCI considera que no caso de um Secretariado Nacional “é muito importante que haja um diálogo muito frequente com as dioceses, com os vários serviços vocacionados para esta área em concreto”.

Maria de Fátima Eusébio foi nomeada para estas funções pela Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), a 16 de novembro.

“Como é evidente é um desafio que decorre do que o Departamento dos Bens Culturais da Diocese de Viseu realizou ao longo dos nossos 16 anos. É um contributo que sou chamada a dar para a Igreja que espero que corresponda às expectativas para esse serviço”, referiu, em entrevista emitida ontem no Programa ECCLESIA, na RTP2.

Foto: Diocese de São Tomé e Príncipe

Pelo Vaticano, o Papa Francisco nomeou um novo bispo para a Diocese de São Tomé e Príncipe.

D. João de Ceita Nazaré, de 50 anos, era membro do clero da diocese lusófona e desempenhava, até agora, funções de vigário-geral e pároco da Catedral de Nossa Senhora das Graças, em São Tomé.

“Fica marcado na história da Igreja de São Tomé e Príncipe como primeiro bispo nativo a conduzir os destinos da Diocese, depois de cinco séculos da presença do cristianismo”, referiu uma nota divulgada pela diocese.

D. João de Ceita Nazaré frequentou o Seminário Maior em Lisboa, formou-se em Teologia na Universidade Católica Portuguesa e em Literatura Portuguesa, no Instituto Politécnico de Bragança.

Hoje, o Santuário de Fátima dá início, pelo terceiro ano consecutivo, a mais uma edição do seminário online “DesCodificar Fátima”; Em Viana do Castelo, o padre Mário Sousa orienta uma Semana Bíblico-litúrgica e no Seminário da Torre d’Aguilha/Cascais, os Missionários do Espírito Santo, através do Centro Espírito Santo e Missão, vão aprofundar as 4 constituições conciliares.

Pelas 15h, na RTP2, acompanhe mais uma edição do Programa ECCLESIA.

Não perca todas as novidades em agencia.ecclesia.pt.

Desejo-lhe uma ótima quarta-feira e continuação de uma boa semana!

Leonor João

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário