Páginas

quarta-feira, 3 de janeiro de 2024

"Não devemos ter medo da diversidade de carismas na Igreja" - Papa Francisco

Bom dia e votos de um excelente e santo 2024!

Foto: Vídeo do Papa

O segundo dia de 2024 ficou marcado pela divulgação do Vídeo do Papa, no qual Francisco convidou a não "ter medo da diversidade de carismas da Igreja".

Pelo contrário, "devemos alegrar-nos por vivenciar esta diversidade", disse o Papa, isto é, a diversidade de carismas, de tradições teológicas e de rituais.

"Para avançar no caminho da fé necessitamos também do diálogo ecuménico com os irmãos e irmãs de outras confissões e comunidades cristãs. Não como algo que confunde ou incomoda, mas como um dom que Deus dá à comunidade cristã para que cresça como um só corpo, o corpo de Cristo", indicou.

Também no dia de ontem, o Papa Francisco, através de um telegrama assinado pelo secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Patolin, lamentou "com profunda tristeza" o sismo de magnitude 7,6 que atingiu na segunda-feira a costa ocidental do centro do Japão, provocando a morte a dezenas de pessoas.

"O Papa Francisco recebeu com profunda tristeza a notícia da perda de vidas e dos danos causados pelo terramoto na prefeitura de Ishikawa", escreveu o cardeal.

Por território nacional, a Comissão da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) lançou uma nova tradução do livro do Apocalipse da Bíblia, o último do Novo Testamento.

O livro do Apocalipse recebe como nome a primeira palavra do texto, apocalipse, que significa “revelação” e corresponde a um estilo literário bíblico.

“Este género literário já se encontra presente no Antigo testamento. Tendo nascido em contextos de grave crise social e religiosa, a apocalíptica judaica desenvolveu-se de forma particular a partir do período pós-exílico, apresentando a sua maior expressão durante a ocupação grega da Judeia, por Antíoco IV Epifânio (entre 175-164 a.C.)”, indicam os especialistas que estudaram a tradução deste livro da Bíblia.

Por estes dias, pode encontrar no portal da Agência ECCLESIA, as homilias dos bispos, de norte a sul de Portugal, das missas do Dia Mundial da Paz. Passe por lá. Vai ver que não se vai arrepender!

Para hoje: Não se esqueça de acompanhar o Programa ECCLESIA, que chega cerca das 15h à antena da RTP2. Se perdeu o programa de ontem, já sabe que pode assistir aqui.

Não perca todas as novidades em agencia.ecclesia.pt.

Desejo-lhe uma ótima quarta-feira e continuação de uma boa semana!

Leonor João

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário