Páginas

quarta-feira, 17 de janeiro de 2024

Quantos somos? «8 mil milhões de Nós»...

Bom dia, paz e bem!!

‘8 mil milhões de Nós’ é um projeto que quer contribuir para a visibilidade das pessoas com deficiência e neurodiversidade. Já conhece?

A fundadora deste projeto “de promoção da inclusão e de celebração da beleza das mentes e dos corpos diversos”, Joana Morais e Castro, esteve no Programa Ecclesia, desta terça-feira, na RTP2.

“’8 mil milhões de Nós’, porque somos oito mil milhões de pessoas na Terra, mas estima-se que cerca de 17% das pessoas no planeta tenham alguma deficiência e é considerada pelas Nações Unidas a maior minoria do mundo e é também a mais invisível.”

Faltam menos de dois meses para as eleições legislativas de 10 de março, os partidos já começaram a pré-campanha e são vários também, da parte da Igreja Católica, os alertas para a importância de ser uma campanha esclarecedora e de apresentação de propostas.

A Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS), que comemorou 43 anos, enviou as suas “preocupações” e “propostas” para o setor social solidário a todos os partidos políticos com assento parlamentar.

“Para contribuir, quer para o conhecimento das principais questões que se colocam ao Setor Social Solidário, quer para a apropriação dessas propostas, ou de algumas delas, para os programas com que se apresentam às eleições”, explica a CNIS, no documento aprovado em reunião de direção, esta segunda-feira, dia 15 de janeiro.

Este tweet do Papa é um 2 em 1, vou arriscar a apresentar assim. Foi publicado ontem, destaca a importância da Palavra de Deus e Francisco aponta para a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, que começa amanhã, quinta-feira, no hemisfério norte (18 a 25 de janeiro): “Amarás ao Senhor teu Deus… e ao teu próximo como a ti mesmo”, é o tema do Oitavário 2024.

No próximo domingo, 21 de janeiro, a Igreja Católica celebra o quinto Domingo da Palavra de Deus, com o lema "Permanecei na minha Palavra", do Evangelho de São João, (Jo 8,31). Esta celebração foi instituída pelo Papa Francisco no terceiro domingo do Tempo Comum, a 30 de setembro de 2019. Duas celebrações, duas datas a ter na agenda e a acompanhar em www.agencia.ecclesia.pt.

Esta tarde, no Programa Ecclesia, na RTP2, temos a Fundação AIS, os caminhos da liberdade religiosa em Portugal, em exposição na Assembleia da República, e a entrevista a Paulo Costa, professor de EMRC, a propósito do seu livro ‘Uma Espécie de Bolsa de Valores’, a aprtir das 15h00.

Não se esqueça, ‘quarta passada, semana acabada’, e, já depois da meia-noite, chega o Programa Ecclesia à Antena 1 da emissora pública com uma nova conversa e o convite a alargar a tenda.

Espero que a semana esteja a correr bem, continue connosco neste sítio favorito.
Cumprimentos,
Carlos Borges

 


www.agencia.ecclesia.pt

      


Sem comentários:

Enviar um comentário