Páginas

quinta-feira, 11 de janeiro de 2024

A gula que consome o planeta

Foto: Agência ECCLESIA/HM

Na sua audiência pública de quarta feira, Francisco, retomou o ciclo de reflexões sobre “virtudes e vícios” para destacar desta vez a gula. Perante ela, o pontífice sugere “sobriedade”.

“Se o lermos do ponto de vista social, a gula é talvez o vício mais perigoso, que está a matar o planeta. Porque o pecado de quem cede diante duma fatia de bolo, considerando tudo, não causa grandes danos, mas a voracidade com que nos soltamos, desde há alguns séculos, em relação aos bens do planeta está a comprometer o futuro de todos”, afirmou. O Papa pede “sobriedade” para que, as expressões de gula “não se tornem donas da nossa vida”. Francisco reconhece que por vezes perdemos o nome de “seres humanos” para assumir simplesmente o de “consumidores”.

Foto: Agência ECCLESIA/HM

Mais logo em Lisboa, pelas 18h30, o convento da Graça acolhe a exposição «Santuários Marianos de Portugal, cuja inauguração será presidida pelo Patriarca de Lisboa, D. Rui Valério. Presente estará também, o coordenador do Grupo de Projeto do Governo Português para a JMJ2023, José Sá Fernandes, que vai receber “a ordem honorífica do Estado do Vaticano, de Cavaleiro da Ordem de São Silvestre, como forma de agradecimento pelo trabalho realizado pelo Grupo de Projeto na organização da Jornada Mundial da Juventude”.

A exposição é composta por fotografias dos “mais emblemáticos templos dedicados ao culto de Maria que existem de norte a sul do país”.

Se é catequista e exerce esta missão na região pastoral do barlavento algarvio, saiba que hoje, no salão paroquial da matriz de Portimão, terá lugar uma formação para sobre o novo itinerário para a catequese em Portugal.
O novo ‘Itinerário de iniciação à vida cristã das crianças e dos adolescentes com as famílias’ foi aprovado pelos bispos de Portugal, em abril de 2022, e entregue, em outubro desse ano, aos participantes nas Jornadas Nacionais de Catequistas, em Fátima, promovidas pelo Secretariado Nacional da Educação Cristã.

«Num mundo em guerra, como falar da Reconciliação e da Paz?» se o tema lhe desperta o interesse, saiba que é motiva hoje a reflexão em mais uma sessão dos Encontros de Santa Isabel 2024. A reflexão junta Mónica Dias e José Tomaz Castello Branco, em diálogo com Jorge Wemans.

Na RTP2, pelas 15h00, o programa Ecclesia conta com a presença do jornalista Octávio Carmo. O Vaticanista e Chefe de Redação da Agência Ecclesia comenta o ano que está a começar e alguns acontecimentos previstos para os próximos meses.

Tenha um grande dia

Henrique Matos

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário