Páginas

segunda-feira, 29 de janeiro de 2024

«Nós estamos hoje a semear o país que queremos ser sempre amanhã» - Rita Sacramento Monteiro

Bom dia, paz e bem!!

Estamos num ano de, pelo menos, três eleições – regionais nos Açores, legislativas, e europeias. Nos Açores, já foi às urnas quem se inscreveu no voto antecipado.

“O voto é absolutamente fundamental, é um dever, para qualquer católico e diria que para qualquer pessoa, de participação. É um dever de participação pública, mas a ideia irá além disso. Aqui há quase que a ideia de nós termos que pôr uma cruz também em cada um de nós, na caixa de participação que diz respeito a cada um de nós.
E é o papel que cada um de nós pode assumir na sua comunidade. Desde a comunidade eclesial, à comunidade local, à comunidade nacional.” - Rita Sacramento Monteiro

Convido a ler ou reler a entrevista conjunta ECCLESIA/ Renascença deste domingo. A convidada foi Rita Sacramento Monteiro do site ‘Ponto SJ’, o portal dos Jesuítas em Portugal lançou a rubrica «Ponto de Cruz».

Não esquecer, eleições regionais dos Açores, dia 4 de fevereiro, as eleições legislativas, para o Parlamento Português, no dia 10 de março, e as eleições para o Parlamento Europeu que, por cá, são no dia 9 de junho.

Neste Dia Mundial do Puzzle, recordo que o Papa Francisco pediu às partes envolvidas em conflitos, nomeadamente em Myanmar, Palestina e Israel e Ucrânia, para “dar passos de diálogo”, respeitando o “grito do povo que está cansado de violência”, este domingo, no Vaticano.

“Por favor, escutem o seu grito de paz: o grito do povo que está cansado da violência e quer que a guerra, que é uma catástrofe para as pessoas e uma derrota para a humanidade, acabe!”.

Antes deste novo apelo pela paz, na reflexão antes da oração do ângelus, o Papa afirmou que é necessário estar atento às amarras que “sufocam a liberdade”, a libertação é possível com Jesus, “jamais com o diabo”.

“Devemos estar atentos às amarras que nos sufocam a liberdade. O diabo tira a liberdade, sempre; Penso nas modas dominantes, que levam a perfecionismos impossíveis, ao consumismo e ao hedonismo, que mercantilizam as pessoas e comprometem as relações; Jesus tem o poder de expulsar o diabo, Jesus liberta do poder do mal e – notemos bem – jamais dialoga com o diabo!”, disse Francisco, desde a janela do Palácio Apostólico, na Praça de São Pedro.

Hoje, uns minutos depois das 15h00, chega o Programa ECCLESIA, à RTP2.  Pode também ver o ‘70X7’, deste domingo, dedicado ao padroeiro de Lisboa: ‘São Vicente: história da cidade de Lisboa em torno das relíquias’.

Votos de uma boa semana, temos encontro, sempre que quiser, sem hora marcada, em www.agencia.ecclesia.pt.
Cumprimentos,
Carlos Borges

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário