O Medo à Espreita
Marta Pessoa
Documentário, 2015, 86′
Argumento: Marta Pessoa
Fotografia: Marta Pessoa
Som: Rita Palma
Com: Margarida Tengarrinha, Helena Pato, Afonso de
Albuquerque, Manuel Madeira, Custódia Chibante, Raimundo Narciso, Artur
Pinto, José Paulo Viana, António Mouta, Paulo Abrantes Santiago,
Henrique Monteiro, Augusta Barroso e Teresa Dias Coelho
Produtor: Rita Palma, João Pinto Nogueira, Marta Pessoa
Produção: Três Vinténs
Países: Portugal
Depois de “Lisboa Domiciliária”, estreado em 2009, Marta Pessoa filma
outras memórias secretas: a de cidadãos que viveram, até à queda do
Estado Novo, uma vida de perseguição pessoal e política. Ao longo de
toda a sua existência, uma das piores faces da ditadura movia-se por
passos secretos, informações ocultas, e perseguições, no dia-a-dia, a
pessoas suspeitas de viverem contra o regime. “O Medo à Espreita” é o
retrato, assim, de pessoas que viveram diariamente debaixo da sombra dos
informadores da PIDE/DGS e da sua tortura. Mas é também o retrato de um
país onde o instrumento da denúncia cresceu para além dos círculos
políticos para se instalar, sorrateiramente, no nosso quotidiano.
Sexta-feira, 15 de abril pelas 21h30, no Cineteatro Grandolense/ SMFOG – Música Velha, em Grândola. (ver no Google Maps: https://goo.gl/maps/uSmNq1JQj5P2)
Organização: SMFOG - Música Velha.
Apoio: Município de Grândola.
Entrada livre.
|
Sem comentários:
Enviar um comentário