|
O concerto com Freddy Kempf e a Orquestra Sinfónica Portuguesa está perto de atingir lotação máxima. Adquira os seus bilhetes.
|
|
Freddy Kempf estreia-se com a Orquestra Sinfónica Portuguesa em concerto que celebra o génio de Mozart. |
|
|
|
Reza
a história que, na noite de 28 de outubro de 1787, Wolfgang A. Mozart
não tinha escrito ainda a ‘Abertura’ para a sua ópera Don Giovanni,
K.527, que se estrearia na noite seguinte. Após um serão de conversa e
bebida com amigos, Mozart regressa a casa por volta da meia-noite e, em
cerca 3 horas, escreve uma das mais geniais páginas da História da
Música. Episódios como este atestam a facilidade de Mozart em compor
obras de génio que desafiam as leis da natureza humana. O Concerto n.º 22 em Mi bemol Maior para piano e orquestra,
K.482 foi estreado em Viena a 23 de dezembro de 1785 com o próprio
Mozart ao piano, numa altura em que ele se ocupava já na composição de Le Nozze di Figaro.
Dos 27 concertos para piano que escreveu, este é o primeiro onde
utiliza o clarinete numa partitura de uma elegância particularmente
aristocrática e de uma escrita por vezes difícil para o solista. Não
existem provas concludentes que nos garantam que a estreia da Sinfonia n.º 40 em Sol Menor, K.550, tenha ocorrido durante a vida do compositor. Terminada em 1788, esta sinfonia em quatro andamentos é, a par da Sinfonia n.º 25, a única que Mozart escreveu num tom menor. |
|
|
|
|
Messa da Requiem, de Giuseppe Verdi, tem lotação esgotada.
|
|
|
Messa da Requiem de Giuseppe Verdi |
|
|
Verdi
reverenciava dois vultos maiores da cultura italiana: Gioachino Rossini
e Alessandro Manzoni. Considerava o primeiro o maior compositor
italiano de ópera, e a obra do segundo, I promessi Sposi, permaneceu à cabeceira de Verdi até à sua morte.
Quando,
em 1868, morre Rossini, Verdi convida 13 compositores italianos a
escrever conjuntamente um Requiem dedicado ao mestre de Pesaro. Por
razões várias, a representação foi cancelada nove dias antes da estreia.
Todavia, quando em 1873, sabe do desaparecimento de Manzoni, Verdi, a
partir do ‘Dies Irae’ já esboçado para o requiem de Rossini, compõe um Requiem à memoria do ilustre poeta e escritor.
Dirigida pelo compositor, Messa da Requiem estreia-se na Igreja de São Marcos, Milão, em 1874. |
|
|
Este concerto, com Artur Pizarro [piano], Joana Carneiro [direção musical] e a Orquestra Sinfónica Portuguesa, pode atingir lotação esgotada. Aconselhamos vivamente a aquisição antecipada dos seus bilhetes.
|
|
|
15 de maio, 17 horas Centro Cultural de Belém
Luís Tinoco Incipit [Estreia em Portugal, encomenda TNSC] Maurice Ravel Concerto em Sol Maior para piano e orquestra Béla Bartók Concerto para Orquestra
Incipit
– palavra latina que em composição musical, designa uma sequência
inicial de notas – é o título da obra encomendada a Luís Tinoco para
celebrar os 450 anos da fundação da cidade do Rio de Janeiro onde se
estreou em junho de 2015.
O Concerto em Sol Maior para
Piano e Orquestra, de Maurice Ravel, foi escrito entre 1929 e 1931 e os
seus três andamentos são acentuadamente influenciados pelo jazz que
tanto marcou Ravel durante a sua digressão aos Estados Unidos, em 1928.
O Concerto para Orquestra,
de Béla Bartók, uma das suas obras mais conhecidas e acessíveis, foi
composto em Nova Iorque em 1943 e estreado no ano seguinte. Tal como
título sugere, os vários naipes da orquestra são tratados como solistas.
Este programa será apresentado, pelos mesmos artistas, a 25 de junho, no Porto, na Casa da Música. |
|
|
|
|
|
|
Lindane e Dalmiro pode, em breve, atingir lotação esgotada. Adquira, logo que possível, os seus bilhetes.
|
|
Escassos são os dados biográficos de João Cordeiro da Silva. Sabemos, contudo, que nasce em Elvas, em 1735, e que morre em Lisboa, possivelmente em 1808.
Lindane e Dalmiro foi
ouvida, pela primeira vez, no Real Teatro da Ajuda em 1789 e terá, em
maio, no Salão Nobre de São Carlos, a sua estreia nos tempos modernos. |
|
|
|
|
| |
Sem comentários:
Enviar um comentário