Páginas

quarta-feira, 20 de abril de 2016

“Não existe uma cultura europeia sem o Evangelho e a Cruz”

Mons. Skubis celebra missa em Olomouc e enfatiza as raízes cristãs da Polónia e da Morávia



“Na Europa há um duro golpe contra a identidade cristã”, disse ontem em uma homilia mons. Ireneusz Skubis, editor-chefe honorário do jornal católico polaco, Niedziela.

Mons. Skubis presidiu a celebração eucarística na Catedral de São Venceslau em Olomouc na Morávia (República Checa) para 800 peregrinos da diocese de Rzeszow, que em dias passados foram ao túmulo de São João Paulo II em Roma.

A santa missa foi celebrada como agradecimento pelo 1050º aniversário do Baptismo da Polónia e pelo 90º aniversário de Niedziela.

Em sua homilia, Mons. Skubis sublinhou que “a identidade significa a grande história e a tradição” e acrescentou que “o aniversário do Baptismo da Polónia que, como nação, temos obtido da Grande Morávia, é a base da nossa identidade.”

Mons. Skubis recordou que “a história da nação nos mostra que precisamos reflectir sobre as raízes polacas. A cultura polaca e europeia é marcada pelo Evangelho. Não há cultura polaca e europeia sem o Evangelho, sem a cruz”, acrescentou.

Referindo-se à Europa contemporânea, o editor-chefe honorário de Niedziela observou que “a Europa com o ateísmo, o hedonismo e o liberalismo se afastou dos Dez Mandamentos de Deus, da ideia de santidade e perdeu a própria identidade”.

“Deve-se ver a missão da Polónia na Europa, que se apresenta como uma ‘velha tia’, que nas famílias prefere mais os cães do que as crianças… Devemos manter a identidade cristã”, concluiu Skubis.

Olomouc é uma cidade universitária da Morávia, na República Checa. Antes mesmo do século IX tornou-se uma fortaleza importante do Grande Império da Morávia, mas as primeiras fontes escritas só aparecem a partir de 1019. Em 1021 tornou-se a sede do governo dos Premyslid, portanto, capital da região da Morávia. Em 1063 Olomouc foi elevada à categoria de diocese de toda a Morávia, desmembrando o território de Praga. No entanto, deve notar-se que, anteriormente, Olomouc estava dentro do arcebispado de Morávia e Pannonia (Hungria). Nos anos 869-885 o arcebispo de Morávia e de Pannonia foi São Metódio, apóstolo dos Eslavos.


in


Sem comentários:

Enviar um comentário