Nova iniciativa do IOR no caminho de transparência
Roma, 01 de Outubro de 2013
O Instituto para as Obras de Religião (IOR) publicou pela
primeira vez na internet o seu relatório anual, acessível para qualquer
pessoa que deseje conhecer o estado das contas do Vaticano.
No documento, o instituto erroneamente conhecido como “banco do
Vaticano” apresenta os movimentos de 2012, ano em que obteve um
resultado líquido de 86,6 milhões de euros, dos quais 54,7 milhões foram
destinados ao orçamento da Santa Sé. O relatório anual não é nenhuma
novidade. A novidade é a sua publicação aberta a todo o público.
A iniciativa é um novo passo no caminho de transparência das actividades do instituto, iniciadas com Bento XVI e continuadas pelo papa
Francisco.
O presidente do IOR, Ernest Von Freybert, afirmou em entrevista à
Rádio Vaticano “que é a primeira vez, em seus 125 anos de existência,
que o IOR apresenta um documento desse tipo, contendo um resumo de 2012 e
dos primeiros 8 meses de 2013, com declarações dos superintendentes de
vigilância da Comissão de Cardeais”.
São “mais de 60 páginas de declarações financeiras detalhadas, com
auditoria detalhada feita pela KPMG”, uma empresa de certificação
financeira internacional.
O relatório pode ser entendido “sem que seja necessário ser um
especialista”, disse Von Freybert. “Na introdução e na descrição do
nosso trabalho em 2012 e 2013, é possível compreender bem o que é o
IOR”.
No tocante ao resultado da auditoria da consultora KPMG, o presidente
do instituto observa que não houve problemas, visto que as contas são
bem controladas por respeitáveis sociedades internacionais de
consultoria. “Isso não é novo para um instituto. A novidade é estar
prontos para publicar tudo”.
Quanto às suspeitas a respeito do IOR provocadas por uma série de
fatos ocorridos há cerca de 20 anos, o presidente considera que “a
novidade agora está nos detalhes, em que não há nada de surpreendente”.
Ernest Von Freybert precisou que o instituto é gerido de maneira
conservadora, com investimentos em títulos de estado e depósitos
bancários. A instituição é altamente capitalizada, com um património
líquido de 15% no final do ano passado, o que é muito superior ao de
outras instituições financeiras.
Freyberg explica ainda que o IOR tem hoje uma estratégia de
comunicação baseada em três pilares: o diálogo sistemático com os meios
de comunicação, um website e a publicação do relatório anual.
O informe anual é publicado porque “existem aproximadamente um mil milhões
de católicos no mundo inteiro que têm o direito de saber o que é feito
por este sector da Santa Sé, além de entender como nós contribuímos com a
manutenção da Igreja no mundo”. Há interesse também dos outros bancos,
dos meios de comunicação, dos entes financeiros e do público em geral.
Sobre o perigo de lavagem de dinheiro no IOR, o director alemão
esclarece que o Promontory-Groupe, dos Estados Unidos, “está fazendo
investigações especiais. Nós reexaminamos junto com eles os nossos
procedimentos para aceitar clientes e para lidar com eles, para garantir
que não aconteçam atos de lavagem de dinheiro no instituto. Temos um
novo manual, novos procedimentos e estamos prontos para uma inspecção de
terceiros”.
Por que contratar uma agência como a Promontory? Primeiro, pelo seu
conhecimento de vanguarda sobre esse tipo de processos, e, segundo, pela
grande quantidade de trabalho, que exige, diariamente, uma equipe de 20
a 25 pessoas.
Ao encerrar a entrevista, Ernest Von Freybert afirmou que “tudo isso é
mais um passo para a criação de um instituto transparente. O santo
padre vai decidir, no máximo até o ano que vem, qual vai ser o rumo que o
IOR deverá tomar”.
in
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