Páginas

quinta-feira, 5 de julho de 2018

Leituras de Verão – Sugestões e Recursos

A leitura em voz alta para toda a família é um dos momentos que mais apreciamos. A maior dificuldade é escolher livros que se tornem apelativos e adequados à idade de todos os ouvintes. Já que a oscilação, cá por casa, vai dos 5 aos 43 anos. Nem todos os livros preenchem esse critério.

E, como há tanta oferta é bom conhecer de antemão os nossos leitores e o que os cativa. A escolha é o processo que consome mais tempo.

Há muitos livros, mas nem todos nos ajudam a crescer e na melhor das hipóteses são pura perda de tempo. E ainda podem ter como efeito secundário, para leitores resistentes (e eu tenho um!), percam cada vez mais o interesse pela leitura.

Depois de alguma pesquisa e seleção, e para me ajudar na tarefa de decisão, uso uma plataforma que avalia os livros em relação à moral e à fé cristã. Obviamente que a escolha e decisão final é nossa, mas o esclarecimento do que se espera nestes dois âmbitos é importante, na eleição consciente e livre de obras com uma moral bela e construtiva.

A plataforma existe em inglês – http://www.delibris.org/en/ e para os que preferem o espanhol também há! - http://www.delibris.org/es/ Tem um motor de busca simples e outro mais avançado. Podemos pesquisar por tema, título ou por autor. É uma ferramenta útil que nos dá ainda um recurso que é a classificação de "estrela" a obras de referência que apaixonam leitores há tantos anos!

Este ano, a seleção já foi feita e por cá vão começar as leituras de verão.

As primeiras apostas são:

1 - A Teia da Carlota, de E.B. White.


Já tínhamos lido outro livro do autor "O Cisne e os seu Trompete" que foi um verdadeiro sucesso! Foi um dos melhores livros lidos em família. É arrebatador e qualquer um de nós conseguia rever-se nas personagens, identificar características pessoais. É uma leitura deliciosa para qualquer idade.


2- E, como os mais velhos também gostam de leitura em voz alta (e no caso do meu precisam de livros com mais verbos e menos adjetivos!) este vai ser só para o serão dos mais crescidos, pois ainda não é indicado para os mais novos. Mark Twain é um autor que nos dá ação e aventura em doses extra! E assim vamos ter: "As Aventuras de Tom Sawyer"


Partilhem as vossas escolhas! O que vão ler este verão, o que sugerem para leituras para toda a família?

Se ainda não têm esse hábito na vossa família aceitem a proposta e comecem nestas férias! Usem o calendário e risquem o dia quando tiverem realizado 5 minutos de leitura em voz alta, ou um capítulo. Se todos os dias lerem, imaginemos, 5 páginas ao fim de 30 dias leram um livro de 150 páginas. Se lerem 10 páginas, ao fim de 30 dias leram um de 300 páginas!!

Pouco a pouco, constroem-se memórias deliciosas e inesquecíveis para todos. Os mais pequenos e mexidos muitas vezes estão a ouvir a história e ao mesmo tempo a brincar com as mãos ou com um brinquedo, mas estão muito atentos! Basta depois ouvir o que dizem sobre o que ouviram.

Deixo um link de um vídeo que pode ser útil a quem queira abarcar nesta aventura deliciosa!


Espero as vossas sugestões, ideias e opiniões na minha caixa de correio! Até já!

Helena Atalaia



Sem comentários:

Enviar um comentário