Páginas

domingo, 15 de julho de 2018

A Bíblia é uma grande história…


(Era uma vez um sacerdote que viajava de comboio da cidade onde vivia para uma vila próxima, desconhecida então para ele, para dar uma conferência sobre a Bíblia. Quando chegou, na estação não havia ninguém a quem perguntar mas reparou num grupo de rapazitos que estavam a jogar futebol num campo próximo. Aproximou-se deles para obter informações. «Desculpem que os interrompa – disse-lhes – algum de vocês me pode indicar como se vai daqui para a Câmara?» Todos o rodearam e um mais despachado, de bola na mão, começou a falar com o forasteiro:

- Oiça lá, Sr. Padre, para que quer ir à Câmara?

- Tenho de fazer uma conferência lá, respondeu o sacerdote, passando por alto o tom impertinente do rapaz.

- E de que é que lhes vai falar?

- Pois olha…- responde divertido o sacerdote – vou-lhes falar de como se vai para o Céu.

O assombro espelhou-se na cara do miúdo que diz cheio de vivacidade:
- Vai-lhes ensinar como ir para o Céu e não sabe como se vai para a Câmara?!)

A Bíblia é um livro que contém a Palavra de Deus expressa em palavras humanas. É uma grande obra literária, um livro único, inesgotável, onde se encontra tudo o que se refere a Deus e ao homem. É a obra mais editada, mais vendida, mais lida e mais estudada de todas as que se escreveram em toda a vida e no mundo inteiro. Ele é também, sem sombra de dúvida, o livro que mais contribuiu para configurar toda a cultura ocidental. O termo «bíblia» procede do grego e significa etimologicamente «livros» ou «livrinhos».

A Bíblia é o momento privilegiado e cume da revelação de Deus, manifestação divina aos homens através da história. É ainda uma obra literária, uma literatura peculiar que contém a mensagem divina de salvação, dirigida a todos os homens e que a Igreja, fundada por Jesus Cristo guarda «em depósito», como instrumento salvífico da humanidade.

Conhecer a Bíblia é conhecer Deus; conhecer melhor a Bíblia é conhecer melhor Deus; viver o que aprendemos com Ela é caminharmos direitos para o Céu já cá na terra, embora não saibamos “ ir à Câmara” em tantas coisas da nossa vida.

(Texto adaptado)

Maria Susana Mexia




Sem comentários:

Enviar um comentário