Páginas

sábado, 21 de julho de 2018

50 anos de Ordenação Presbiteral de D. António Vitalino Dantas


Caros diocesanos de Beja:

Ocorre no próximo dia 3 de agosto o Cinquentenário da Ordenação Presbiteral do Senhor D. António Vitalino Fernandes Dantas, bispo emérito desta Diocese de Beja.

Meio século de exercício sacerdotal é oportunidade rara e motivo grande para fazermos ação de graças ao Senhor misericordioso que, por meio do Sacerdócio do Seu Filho, não cessa de nos fazer bem e de nos encaminhar para o Seu Reino.

Cristo é Profeta, é Sacerdote, e é Pastor e Rei. Como Profeta, revela-nos o Pai. Como Sacerdote, conduz-nos ao Pai. E porque é Rei e Pastor, Cristo orienta-nos, pelo Seu Espírito, nos caminhos desta vida, como membros da Sua Igreja. Ser padre é participar desta tríplice missão pastoral de Cristo que, dando-nos o Seu Espírito Santo, nos situa, nos orienta e nos conduz, como filhos adotivos de Deus, ao encontro do Pai. Damos graças a Deus pelos muitos frutos do ministério sacerdotal do senhor D. António.

A Eucaristia festiva de ação de graças vai decorrer no próprio lugar onde foi a Ordenação, no Santuário de Nossa Senhora do Sameiro, em Braga, às 11 horas. É uma sexta-feira de agosto, tempo de férias, mas ouso convidar-vos, caros diocesanos, a que estejais presentes nesta celebração, aqueles que puderdes. Uma vez que todos nós somos pessoas marcadas pelo ministério sacerdotal do Senhor D. António Vitalino, ser-lhe-á muito grata a nossa presença. E se não puderdes estar fisicamente presentes em Braga nesse dia, participai espiritualmente nesta intenção de louvor e ação de graças a Cristo Nosso Senhor pelo dom que fez, do Seu Sacerdócio, ao D. António Vitalino, ao longo destes cinquenta anos. Rezemos por ele que nos leva, a todos nós, no seu coração de pastor.

Beja, 20 de julho de 2018

O Vosso bispo

+ J. Marcos



Sem comentários:

Enviar um comentário