Páginas

sexta-feira, 6 de julho de 2018

5 anos depois o «regresso» a Lampedusa, porto de migrantes e refugiados

Bom dia e paz e bem!!
O tempo passa a correr e deve ter sido também com essa urgência que a primeira viagem do pontificado de Francisco foi a Lampedusa: 8 de julho de 2013.
Hoje, o Papa vai assinalar essa viagem à ilha italiana com migrantes e refugiado, na Basílica de São Pedro. São esperadas cerca de 200 pessoas para a Eucaristia, às 11h00 (locais).
“Neste mundo da globalização, caímos na globalização da indiferença. Habituamo-nos ao sofrimento do outro, não nos diz respeito, não nos interessa, não é responsabilidade nossa”, disse Francisco há 5 anos, na ilha a menos de 115 quilómetros da Tunísia.
A Igreja continua a preparar o próximo Sínodo dos Bispos, sobre ‘os jovens, a fé e o discernimento vocacional’ (outubro 2018). Esta quinta-feira, o Papa Francisco abriu caminho à beatificação de adolescentes da Itália e Espanha: Carlo Acutis (1991-2006) falecido aos 15, anos na sequência de uma leucemia, e Alessia González-Barros y González (1971-1985), falecida aos 14 anos.
No Vaticano termina hoje o simpósio ‘Salvar a nossa casa comum e o futuro da vida na terra’ e, recentemente, um antigo vice-presidente norte-americano e prémio Nobel da Paz afirmou sobre Francisco: “O Papa tem estado na vanguarda de guiar o mundo numa ação construtiva sobre o clima.” [Saiba mais aqui]
E, hoje, regressa a emoção do Mundial de Futebol na Rússia. A nível nacional o torneio de futsal de padres já terminou. Daqui vão os parabéns aos padres jogadores da Diocese de Vila Real que venceram a 13.ª edição da Clericus Cup e todos os participantes.
Hoje estamos na televisão a partir das 15h00, na RTP2, com o comentário às leituras de domingo, e na rádio chegamos à noite, pelas 22h45, na Antena 1, precisamente, a caminho da assembleia sinodal dos Bispos.
Votos de uma boa sexta-feira, na nossa companhia, e desde já um excelente fim-de-semana. Não se esqueça, estamos em permanência em
Cumprimentos
Carlos Borges


Sem comentários:

Enviar um comentário