Páginas

domingo, 19 de maio de 2024

Um abraço que é profético e projeto de humanidade

Será esta a imagem do dia, a imagem preenchida por um abraço emocionado de três pessoas que sabem que este gesto profético é também um projeto da humanidade.

«Vocês, tecelãs e tecelões do diálogo na Terra Santa, peçam para os líderes mundiais ouvirem a sua voz, de envolvê-los nos processos de negociação, para que os acordos nasçam da realidade e não de ideologias: As ideologias não têm pés para andar, não têm mãos para curar feridas, não têm olhos para ver o sofrimento dos outros. A paz é feita com os pés, as mãos e os olhos das pessoas envolvidas”, disse o Papa no encontro em que participou no «Arena da Paz – Justiça e Paz se beijarão», durante a sua visita pastoral a Verona.

Momentos antes de terminar o encontro, o Papa Francisco escutava uma pergunta feita por dois homens, Maoz Inon, israelita, cujos pais foram mortos no dia 7 de outubro, data de início da guerra, e de Aziz Sarah, palestino, que perdeu o irmão no conflito.

“Esta realidade aproximou-nos para encontrar um caminho melhor”, disseram.

O Papa chamou-os a si e os três abraçaram-se, num gesto emocionado; Francisco disse que após a partilha dos dois nada se pode dizer.

“Creio que diante do sofrimento destes dois irmãos, que é o sofrimento de dos povos, não se pode dizer nada. Eles tiveram a coragem de se abraçar. E isso não é apenas a coragem e o testemunho de querer a paz, mas é um projeto de futuro, abraçar-se”, indicou.

O Papa, deixando o discurso preparado, pediu um momento de silêncio e afirmou não se poder falar sobre o que aconteceu mas sentir: “Cada um reze pela paz, e faça uma decisão interior, de fazer algo para acabar com as guerras”.

A visita a Verona durou um dia mas certamente para os que conheceram a energia de Francisco e o seu olhar esperançoso nos homens e na humanidade, vai perdurar muitos mais, sejam entre os religiosos, as crianças, os reclusos, todas as pessoas empenhadas na paz, ou as milhares que o esperavam para celebrar a solenidade de Pentecostes.

A Agência Ecclesia acompanhou a visita mas há outros destaques que vale a pena conferir.

Tenha um excelente dia!

Lígia Silveira

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário