Páginas

sexta-feira, 3 de maio de 2024

Ninguém pode ser excluído


Foto: Ricardo Perna

Foi ontem divulgado pela Conferência Episcopal Portuguesa, o documento síntese da reflexão sinodal elaborada pelas dioceses nesta segunda fase de auscultação pedida pelo Papa Francisco.
“O compromisso de acolhimento e de escuta deve traduzir-se em ações concretas que se dirijam a ‘todos, todos, todos’ sem exceção, procurando, em primeiro lugar, habitar as periferias onde, infelizmente, se encontram cada vez mais irmãos a necessitar de ajuda, material e, sobretudo, espiritual”, refere o documento, elaborado pela equipa sinodal da CEP a partir dos contributos das Dioceses portuguesas e de outros organismos eclesiais.
O texto lamenta ainda uma “certa desconfiança” por parte de algum clero e de leigos, relativamente ao processo sinodal, convidando todos a ver a Igreja como “uma família e não como uma estrutura”.


Foto: synod.va

Ainda no dia de ontem o Papa endereçou uma carta aos párocos de todo o mundo, pedindo «entusiasmo» para o processo sinodal. Francisco afirma que «se as paróquias não forem sinodais e missionárias, também a Igreja não o será».
A missiva foi também entregue aos participantes no encontro internacional de párocos, que decorreu desde segunda-feira, em Roma. A iniciativa quis recolher contributos de mais de 200 sacerdotes, incluindo três portugueses, para a XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, cuja segunda sessão vai decorrer de 2 a 27 de outubro deste ano.

A Diocese de Leiria-Fátima, a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Leiria e o Pólo de Leiria do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais promovem hoje a primeira conferência sobre economia social.
“Organizações de Intervenção Social – Missão e Futuro” é o tema da iniciativa que vai decorrer no Centro Paulo VI, no Santuário de Fátima e quer ser uma ocasião de “debate e partilha de assuntos estruturantes” para o setor.

Pelas 15h00 na RTP2 já sabe que conta com a companhia do programa Ecclesia hoje com a presença do Cónego Francisco Couto delegado da Arquidiocese de Évora para o 5º Congresso Eucarístico Nacional. Ocasião também para olhar os textos bíblicos que a liturgia sugere para o próximo domingo.

Tenha um grande dia

Henrique Matos

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário