Páginas

domingo, 5 de maio de 2024

Hoje é o dia da mãe (e de todos os pais que são mães também!)

Sofia Oliveira Costa, de 55 anos, tem quatro filhas, fruto do casamento com o marido João e, desde 2019, que com a família vivem mais dois jovens, apadrinhados pelo casal. Os dois sempre falaram na possibilidade de vir a “adotar uma criança”, quer tivessem ou não filhos biológicos, e conheceram a realidade do apadrinhamento civil através dos “Amigos p’ra vida”, ligado à associação Candeia, uma Instituição Particular de Solidariedade Social.

Inês Vaz-Pinto, de 31 anos, e Nuno Vasconcelos e Sá, de 33, desde “sempre” tiveram presente a possibilidade de vir a adotar uma criança, um desejo que acabaram por realizar em 2022, tornando-se pais pela primeira vez.

“Sempre pensámos em ter filhos tanto adotivos como filhos biológicos. Para nós, fazia tudo parte do nosso projeto de família. E, por isso, mal pudemos candidatar-nos à adoção fizemo-lo. Acho que fomos o casal mais novo, pelo menos nos últimos anos, a candidatar-se à adoção”, testemunha Inês, em entrevista à Agência ECCLESIA.

São histórias que pode encontrar no 70x7 deste dia dedicado ao Dia da Mãe. Um trabalho desenvolvido pela jornalista Leonor João que pode ver no portal de informação da Agência Ecclesia.

Em fim de semana de Fátima Jovem, o jornalista Carlos Borges e o repórter de imagem João Gralha testemunharam a vontade dos jovens darem continuidade à alegria a entusiasmo que a JMJ Libsoa 2023 deixou.

Nuno Camelo, diretor do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ) disse à Agência ECCLESIA que os jovens que participam no Fátima Jovem vão ser desafiados a “reforçar o serviço e a missão”.

“Os jovens são convidados no Fátima Jovem a reforçarem a importância do serviço e da missão. Vão ter oportunidade de os viver no encontro e o desafio que fica é perpetuá-lo nas suas realidades. O cristão tem de estar permanentemente em missão e sempre alerta para perceber onde faz falta, que trabalho faz falta, quem passa mais dificuldades nas comunidades e de que forma a sua entrega pode fazer a diferença na vida do outro”, indicou o responsável.

O programa do encontro levou os jovens a atidades de missão e voluntariado e coube ao grupo de jovens de Vila Viçosa, da diocese de Évora, passar a tarde na Fundação Arca da Aliança, em contacto com uma população idosa. Mariana Filipe, de Vila Viçosa, conheceu na instituição uma realidade diferente da sua.

“É um momento em que posso perceber a realidade destas pessoas. Não contacto normalmente com estas situações, e partilhamos a nossa vida, trazemos o que nos trouxe a Fátima. Queremos que eles saiam da rotina, trazendo musica e jogos para animar a sala”, conta.

O Papa Francisco afirmou a importância do caminho de “reparação” e a confiança de que “todas as feridas podem ser curadas”, mesmo as “mais profundas”.

“Quantas lágrimas ainda rolam nas faces de Deus, enquanto o nosso mundo experimenta tantos abusos contra a dignidade da pessoa, mesmo no seio do Povo de Deus!”

O Papa Francisco recebeu os responsáveis internacionais do Movimento das Equipas de Nossa Senhora (ENS), assinalando o “precioso trabalho” que realizam para a Igreja e a quem pediu para cuidarem dos casais mais novos.

Mas há mais para ler, ver e ouvir em agencia.ecclesia.pt

Encontramo-nos lá?

Tenha um excelente dia!

Lígia Silveira

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário