Páginas

sexta-feira, 10 de maio de 2024

«Esperança» e «paciência», para um mundo apressado

Foto: Vatican Media

O Papa Francisco apresentou ontem a bula de proclamação que anuncia solenemente o início e fim das celebrações do próximo Ano Santo, 27.º jubileu ordinário da história da Igreja.
Intitulada ‘Spes non confundit’ (A esperança não desilude), apresenta um Jubileu que deve ser um tempo de «esperança» e de «paciência», para um mundo «onde a pressa se tornou uma constante».
As celebrações do Jubileu 2025 vão começar no próximo dia 24 de dezembro, na Basílica de São Pedro, com a abertura da Porta Santa.
Neste documento o Papa apela ainda a um cessar-fogo global e a um perdão das dívidas para os países pobres. Francisco sugere também uma amnistia para os presos, como sinal de “esperança”, e anunciou que quer abrir uma porta santa numa cadeia. Convidou ainda as Igrejas cristãs a definir uma data comum para a Páscoa, na qual coincidem em 2025, 1700 anos depois do Concílio de Niceia.
A conclusão solene do Jubileu, com o encerramento da porta santa da Basílica de São Pedro, no Vaticano, vai acontecer na solenidade da Epifania do Senhor, a 6 de janeiro de 2026.

«Chamados à Liberdade a pretexto de Abril» é o tema da XIII Jornada de Teologia Prática, que se realiza hoje e amanhã no auditório da Rádio Renascença. Para assinalar a efeméride dos 50 anos do 25 de abril, a iniciativa abraça o desafio e quer refletir sobre ele a partir de dois pontos de vista distintos, a história e a realidade atual. A jornada é promovida pela Universidade Católica Portuguesa.

Foto Pastoral do Turismo – Portugal

A Pastoral do Turismo – Portugal, organismo da Igreja Católica, está presente na Conferência Internacional INVTUR 2024, da Universidade de Aveiro, onde dinamiza hoje uma sessão temática sobre ‘Turismo Religioso e Espiritual’. Na intervenção serão apresentados os primeiros resultados de um questionário que procura conhecer o que está a ser feito nas Dioceses Portuguesas, ao nível do Turismo Religioso.

Pelas 15h00, pode acompanhar o programa Ecclesia na RTP2. Hoje em estúdio o Reitor do Santuário de Fátima Padre Carlos Cabecinhas que, para além dos textos bíblicos dominicais, aborda o Dia Mundial das Comunicações Sociais que se celebra no próximo domingo e a Peregrinação Internacional Aniversária de 12 e 13 de maio ao Santuário de Fátima.

Tenha um grande dia

Henrique Matos

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário