Páginas

quarta-feira, 22 de maio de 2024

A paz, o pão, habitação, saúde, educação

Já vamos para o terceiro dia da visita ‘Ad Limina’ dos bispos católicos portugueses ao Vaticano. A esta hora da manhã, as notícias, os destaques e reflexões ainda estão nos encontros desta terça-feira, como no Dicastério para os Bispos; Dicastério para a Doutrina da Fé; Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, onde esteve em destaque a JMJ Lisboa 2023 – [alerta agenda: vamos ter um encontro nacional comemorativo da Jornada – e nas declarações dos bispos.

Os bispos apresentaram compensações financeiras como ajuda às vítimas, o presidente da CEP pede que a sociedade portuguesa se movimente para prevenir e combater novos casos.

“Estamos noutra fase e, portanto, a metodologia a seguir é outra. Não me preocupa quantos vão ser, o interesse é que, de facto, as pessoas possam encontrar o caminho da justiça e da dignidade que lhes foi tirado” - D. José Ornelas

O autor do estudo ‘Habitação social na EU e em Portugal: Situação atual e desafios futuros’, da Cáritas Portuguesa, defendeu que o investimento público em habitação pública e/ou social é “fundamental”, esta terça-feira, no Programa ECCLESIA, na RTP2.

“Toda a sociedade civil pode dar alguns contributos, mas é indispensável o apoio público. E é isso que se passa nos outros países”, disse o professor José Pires Manso.

As Eleições Europeias 2024, em Portugal, são no dia 9 de junho, o presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), afirmou que “um cristão não se abstém em eleições”.

 “Nas eleições está-se ativo votando, não há escolha”, realçou D. José Ornelas, a abstenção significa “demitir-se da responsabilidade”.

Sobre este tema, a Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de Braga publicou a nota ‘Por um voto pelo espírito europeu’ a apelar ao voto “uma responsabilidade cívica que não deve ser declinada”.

A Semana Laudato Si’ 2024, com o lema “Sementes da esperança”, começou no domingo, dia 19, e realiza-se com diversas iniciativas mundiais e nacionais, existe um guião, até 26 de maio; A diretora executiva do Movimento internacional Laudato Si’ (MLS), a portuguesa Susana Réfega, lamentou a falta de ação dos governos face à crise climática, à Agência ECCLESIA.

Votos de uma boa quarta-feira na nossa companhia. A atualidade religiosa e social está em www.agencia.ecclesia.pt, com destaque para a visita «Ad Limina» 2024, através dos nossos enviados especiais ao Vaticano, a audiência pública do Papa Francisco, o programa na RTP2, pelas 15h00. E, logo depois da meia-noite, o Programa ECCLESIA na rádio Antena 1, da emissora pública, com a entrevista ao padre Fernando Caldas, da Diocese de Viana do Castelo, antigo reitor do Colégio Pontifício Português em Roma.

Da nossa agenda/calendário aconselho o 10º aniversário do Museu Diocesano de Santarém, que apresenta, hoje, o programa «+Museu 2024», e a Associação «Compassio» (Porto), que vai inaugurar um mural, que convida quem passa a completar a frase: “Antes de morrer, eu quero …”, no cemitério da Foz do Douro.

Saudações,
Carlos Borges

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário