Páginas

quarta-feira, 29 de maio de 2024

«Pelos que fogem do próprio país» - Papa Francisco

Bom dia, paz e bem!!

«Queridos irmãos e irmãs, quero que neste mês rezemos pelos que fogem de seu país» - Papa Francisco

Faltam dois dias para começar junho, e, como acontece habitualmente, já é conhecida a intenção de oração do Papa para o novo mês; Francisco denunciou os “fantasmas dos muros” que querem afastar os migrantes, no mais recente ‘O Vídeo do Papa’.

«Rezemos para que os migrantes que fogem das guerras ou da fome, obrigados a viagens repletas de perigos e violência, encontrem aceitação e novas oportunidades de vida»

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) informou que mais de 110 milhões de pessoas foram deslocadas à força, em todo o mundo, durante o ano de 2023. Já falta menos de um mês para Dia Mundial do Refugiado 2024, da ONU. É a 20 de junho.

As temperaturas estão a aumentar e estão a chegar os meses das férias de verão, o Vaticano publicou a mensagem para o Dia Mundial do Turismo 2024, vai ser comemorado a 27 de setembro.

O 45.º Dia Mundial do Turismo tem como tema “Turismo e Paz”; o documento da Santa Sé foi assinado por D. Rino Fisichella, pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização.

“Onde há focos de guerra, é evidente que o turismo sofre, porque faltam todas as formas de segurança necessárias. A falta de turistas, porém, cria mais uma expressão de pobreza entre a população, que vê desaparecer uma forma de subsistência necessária para viver com a devida dignidade.”

A visita ‘Ad Limina’, dos bispos católicos portugueses, ao Vaticano realizou-se na semana passada, de 20 a 24 de maio, mas ainda continua atual, não só nas dioceses de cada um dos bispos que participou mas também na Agência ECCLESIA.

Sabe quem era o bispo mais velho e o bispo mais novo? Têm 39 anos de diferença e simbolizaram o encontro de gerações no episcopado português. Pode ler aqui como foi esta experiência, e descobrir quem são estes bispos.

Em www.agencia.ecclesia.pt pode ler outras notícias, informações que ao longo do dia vamos acompanhar, sem esquecer o Programa ECCLESIA, na RTP2, a partir das 15h00, a entrevista é com o presidente da APEC – Associação Portuguesa de Escolas Católicas, o professor Fernando Magalhães. Depois da meia-noite, na rádio Antena 1, chega uma nova edição do Programa ECCLESIA à emissora pública, com Ana Sofia Teixeira, da Comunidade Católica com Deficiência Visual, como convidada.

Votos de uma boa quarta-feira, na nossa companhia.
Cumprimentos, Carlos Borges

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário