Páginas

quarta-feira, 6 de dezembro de 2023

O ato de ser voluntário

Bom dia!

Foto: Patrícia Coelho

Começo a Newsletter de hoje com uma pergunta. Tem ideia de quantas pessoas em Portugal participam em projetos de voluntariado missionário este ano? 502 é o número.

A Fundação Fé e Cooperação divulgou ontem, no Dia Internacional do Voluntariado, os dados que revelam que mais de 500 portugueses são voluntários em projetos de voluntariado missionário, dentro e fora do país, “um número global mais alto face ao ano anterior”.

Verificou-se, ainda assim, uma “ligeira descida” no número de voluntários que parte para missões de longa duração.

Do número total, 174 voluntários integram projetos em países em desenvolvimento, sendo que os restantes desenvolvem atividades de voluntariado em Portugal.

A “grande maioria dos voluntários têm idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos”, informa a fundação.

Ainda no dia de ontem foi lançada uma app que valoriza e contabiliza o tempo dedicado aos outros.

A iniciativa é levada a cabo pela ENTREAJUDA, em parceria com a CASES e a Confederação Portuguesa do Voluntariado, e permite o registo de todos quantos praticam voluntariado, a contabilização das horas que dedicam a causas e ainda garante vantagens para as organizações com as quais colaboram.

Foto: JMJ Lisboa 2023/Ricardo Perna

No Programa ECCLESIA, em que a data do Dia Internacional do Voluntário esteve em destaque, Pedro Viana, da Equipa de Voluntariado da JMJ Lisboa 2023, referiu que o encontro mundial no mês de agosto vai ajudar a criar uma nova geração de voluntários, em Portugal.

“As boas histórias que houve para contar são um motivo de esperança. Tivemos muita gente que ajudou e penso que, a partir de agora, muita gente que está com outra disposição interior para o voluntariado, para tentar mais, para arriscar mais”, afirmou.

Foto: Ricardo Perna

Hoje, o Sínodo volta a estar em cima da mesa, numa iniciativa organizada pela Capela do Rato, em Lisboa.  “E agora, o que fazer com este Sínodo?” é o mote para o encontro, que decorre via zoom, pelas 21h, com as intervenções da teóloga espanhola Cristina Inogés Sanz e o padre Paulo Terroso, da arquidiocese de Braga.

Ao início da tarde, cerca das 15h, o Programa ECCLESIA, está em antena com a rubrica AIS “Perseguidos mas não esquecidos” e uma entrevista com o fotógrafo Miguel Cardoso sobre a obra “Do Silêncio Maior” que contém fotografias tiradas nas cerimónias de “de 12 e 13 de maio de 2020 em Fátima durante a pandemia”.

Não perca todas as novidades em agencia.ecclesia.pt.

Desejo-lhe a continuação de uma boa semana e mantenha-se na nossa companhia!

Leonor João

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário