Páginas

sexta-feira, 29 de dezembro de 2023

Balanço do ano de 2023

Bom dia!

Foto: CEP

A poucos dias do arranque de um novo ano, a Agência ECCLESIA dedica os últimos capítulos de 2023 à análise dos acontecimentos mais marcantes do ano.

As guerras, a proteção de menores, o início do Sínodo dos Bispos, a queda do governo e a Jornada Mundial da Juventude são temas que vão estar em destaque no portal desta agência da Igreja Católica.

A coordenadora provincial do Serviço de Proteção de Cuidado (SPC) da Província Portuguesa da Companhia de Jesus (Jesuítas), Ana Sofia Marques, disse que o ano ficou marcado, em Portugal, pelo relatório sobre abusos sexuais na Igreja Católica, apelando à “responsabilidade” de todas as pessoas.>

“É uma responsabilidade que está nas minhas mãos, não só como profissional, mas também como mãe, que está em todas as pessoas a partir daquilo que são, a partir das responsabilidades que têm e que podem identificar onde contribuir, sobretudo para evitar, evidentemente, ocorrências de formas de maus-tratos e de abuso”, defendeu em entrevista.

Por outro lado, o general Luís Valença Pinto, antigo chefe do Estado Maior General das Forças Armadas de Portugal, falou sobre os conflitos instalados na Terra Santa e na Ucrânia e mostrou-se preocupado com o impacto que vão ter nas eleições europeias e nas presidenciais nos EUA.

“O que se passa no Médio Oriente é um cenário de terrível devastação, um cenário de atropelos incríveis do ponto de vista humanitário. Não há nada que justifique alguns comportamentos por parte de um Estado de direito. Ou seja, é tão condenável o que o Hamas fez, como algumas práticas que as Forças Armadas Israelitas” levaram a cabo, referiu.

Os cinco pontos que impactaram o ano de 2023 vão estar reunidos num balanço que vai para o ar no último dia do ano, no Programa ‘70x7, pelas 17h35, na RTP2.

Do Vaticano chegaram notícias de que o Papa enviou um texto aos participantes do 46ºEncontro Europeu organizado pela comunidade ecuménica de Taizé, onde desafiou os jovens a contrariar a lógica da guerra, para construir um “mundo diferente”, recordando a JMJ Lisboa 2023.

A não perder: Hoje, chega pelas 15h, o Programa Ecclesia à RTP2.

Não perca todas as novidades em agencia.ecclesia.pt.

Desejo-lhe uma ótima sexta-feira e votos de boas festas!

Leonor João

 

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário