Páginas

segunda-feira, 4 de dezembro de 2023

Ano novo

Bom dia e bom ano novo!

Olá bom dia! Não, ainda não estamos no final de dezembro para falar em ano novo... A razão é outra, o calendário da liturgia católica inicia, com o Tempo do Advento, um ano novo: prepara o Natal, o nascimento de Jesus, que inaugurou não só um novo ano, mas uma nova era!

O "ano novo" acontece quando decorre a cimeira do clima, que não conta com a presença do Papa, por razões de saúde, mas a sua mensagem está lá, no Dubai, Francisco enviou uma mensagem vídeo aos responsáveis religiosos presentes na 28.ª Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP28) e desafiou a um trabalho conjunto pela paz e pelo ambiente.

“Urge que as religiões, sem cair na armadilha do sincretismo, deem o bom exemplo de trabalharem juntas, não para os próprios interesses nem para os interesses duma parte, mas para os interesses do mundo. Entre estes, os mais importantes são a paz e o clima”.

A cimeira do clima foi o tema para a entrevista Renascença/Ecclesia desta semana. O franciscano frei Hermínio Araújo foi o convidado, que recordou as mensagens do Papa Francisco sobre a ecologia integral para dizer que não se trata de afirmações para “crentes e para não crentes”, nem para grupos de “esquerda ou de direita”.

“Sempre que se tem pensado a Doutrina Social da Igreja, ou do pensamento social cristão, este tema [ecologia] tem aparecido, mas acho que ainda não suficientemente, e se calhar muito conotado quase com tonalidades de esquerda, o que é no mínimo muito estranho. Isto não é uma questão de esquerda ou de direita”.

Este domingo, o Papa apelou a um novo cessar-fogo entre Israel e Palestina, alertando para a “grave” situação que se vive na região.

“Desejo que todas as partes envolvidas possam chegar, o mais rapidamente possível, a um novo acordo para o cessar-fogo e encontrar outras soluções, que não as armas, procurando percorrer caminhos corajosos de paz”, referiu, numa intervenção lida após a recitação da oração do ângelus, com transmissão em direto, na Praça de São Pedro e nos canais digitais da Santa Sé.

Deste fim de semana, fica também para a história a tomada de posse do título de cardeal da basílica de Santo António de Pádua de D. Américo Aguiar. Um pequeno problema, como disse o atual bispo de Setúbal: “ele é de Lisboa, mesmo que o título o chame de Pádua. Vamos resolver o problema com a fraternidade e a comunhão na oração”.

Votos de um ótimo início de semana! Boa jornada!

Paulo Rocha

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário