Páginas

sábado, 30 de dezembro de 2023

Do Vaticano para o mundo, uma voz pelo «trabalho conjunto na fórmula da paz»

Bom dia, paz e bem!!

O Papa Francisco conversou telefonicamente com o presidente da Ucrânia, na quinta-feira.

“Sou grato ao Vaticano por apoiar os nossos esforços”, disse Volodymyr Zelensky, num vídeo, na rede social ‘X’, adiantando que conversaram “sobre o trabalho conjunto na fórmula da paz”.

Na mensagem de Natal, antes da tradicional bênção ‘Urbi et Orbi’ de 25 de dezembro, o Papa deixou uma oração pela paz na Ucrânia: “Renovemos a nossa proximidade espiritual e humana ao seu martirizado povo, para que, graças ao apoio de cada um de nós, possa sentir o amor concreto de Deus”.

Cada final de ano é propício, obrigatório mesmo, a análises, avaliações, como já sabe na Agência ECCLESIA fomos procurar várias vozes para esse “balanço do ano de 2023”.

“Vivemos tempos economicamente difíceis, politicamente confusos, ideologicamente radicalizados”, disse José Miguel Sardica, no programa da Igreja Católica que terminou há minutos na rádio Antena 1 da emissora pública.

O professor da Universidade Católica falou sobre as guerras, abusos sexuais, a JMJ Lisboa 2023, sinodalidade e governabilidade.

No site, em www.agencia.ecclesia.pt, as notícias que comentam 2023 continuam a antecipar os cinco temas que vão marcar o Programa ’70X7 deste domingo, dia 31 dezembro, pelas 17h35, na RTP2. Hoje, é publicada o olhar ao tema político.

Sobre a Jornada Mundial da Juventude e o Sínodo dos Bispos temos duas entrevistadas, Matilde Trocado, da Direção Pastoral e Eventos Principais da JMJ Lisboa 2023, e Maria Carlos, da Comissão Sinodal da Diocese de Santarém.

Amanhã, domingo, 6.º dia dentro da Oitava do Natal, a liturgia católica evoca a Sagrada Família de Nazaré. Recordo a entrevista com os novos coordenadores do Departamento Nacional da Pastoral Familiar, o casal Simão e Maria Mira, e o assistente do DNPF, o padre Francisco Ruivo.

“Onde existe família, nós queremos estar lá com as nossas propostas, queremos acompanhar, queremos saber das necessidades e também tentar ir ao encontro.”

E, depois de amanhã, já estamos em 2024, a Igreja Católica celebra no 1º de janeiro o Dia Mundial da Paz. ‘Inteligência Artificial e Paz’ é o tema da mensagem do Papa Francisco.

 A Comissão Nacional Justiça e Paz advertiu para os riscos «graves» associados a sistemas de inteligência artificial, e uniu-se a apelo do Papa para que «os “progressos no desenvolvimento de formas de inteligência artificial sirvam, em última análise, a causa da fraternidade e da paz”.

Obrigado por estar desse lado, a acompanha-nos e receber-nos em cada manhã e ao longo de cada dia. A Agência ECCLESIA vai continuar a estar atenta à atualidade religiosa, em Portugal, no Vaticano e no mundo, e à sociedade, esperemos com mais paz e boas notícias.

Cumprimentos, um bom fim de semana, e boas festas.
Carlos Borges

 

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário