Páginas

sexta-feira, 22 de dezembro de 2023

Estar ao lado de quem mais precisa

Bom dia!

Foto: Agência ECCLESIA/HM

A poucos dias do Natal, vale a pena olhar para os mais desfavorecidos, aqueles que vão passar esta época isolados, que não vão ter uma mesa farta ou um abrigo quente.

Foi isso que fez a Comunidade Vida e Paz com a 35ªFesta de Natal, realizada entre 16 e 18 de dezembro, na cantina velha da Universidade de Lisboa. O balanço desta iniciativa foi lançado ontem e confirma a conjuntura pouco animadora em que Portugal se encontra.

A instituição recebeu mais 36% de pessoas em situação de sem-abrigo ou em condição de vulnerabilidade social, em relação ao ano anterior, além de terem sido servidas 4.030 refeições, um aumento de 40%.

“Conseguir manter os serviços da Instituição é um desafio muito grande. Temos tido um decréscimo bastante acentuado de donativos. Acreditamos que o próximo ano possa ser muito difícil”, lamentou a diretora-geral da Comunidade Vida e Paz.

Pelo Vaticano, o Papa teve o tradicional encontro de Natal com os responsáveis da Cúria Romana e defendeu que é tempo de “caminhos novos” para a Igreja.

“Somos chamados a pôr-nos em viagem e caminhar, como fizeram os magos, seguindo a luz que nos quer levar mais longe, sempre, e por vezes nos faz procurar sendas inexploradas e percorrer caminhos novos”, declarou, na Sala das Bênçãos do Palácio Apostólico.

Foto: Vatican News

Francisco encontrou-se também com os trabalhadores do Estado do Vaticano e da Santa Sé, convidou-os a contemplar “o mistério do nascimento de Jesus” e destacou as palavras “escondimento e da pequenez”, que eles “conhecem bem” pelo seu trabalho.

Por esta altura, multiplicam-se as mensagens de Natal dos bispos das dioceses de todo o país. Vale a pena passar pelo portal da Agência ECCLESIA e saber o que têm a dizer.

Deixo-lhe ainda um desafio lançado pela Agência Ecclesia para celebrar os 800 anos do presépio de São Francisco de Assis. Partilhe connosco uma fotografia do presépio que guarda há mais tempo ou daquele que é mais significativo, o que é imediatamente recordado quando se fala na representação do nascimento de Jesus, em Belém. Saiba como aderir aqui

Para hoje: não perca mais uma edição do Programa Ecclesia, transmitido cerca das 15h, na RTP2. Esta sexta-feira, o padre David Palatino faz um comentário à liturgia de domingo.

Desejo-lhe uma ótima sexta-feira e votos de um bom fim de semana!

Leonor João

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário