Páginas

quinta-feira, 19 de maio de 2022

Os patronos da JMJ Lisboa 2023

Bom dia e paz e bem!!

“Os Patronos da JMJ Lisboa 2023 demonstraram que a vida de Cristo preenche e salva a juventude de sempre. Com eles contamos, com eles partimos”, explicou o cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente.

A organização da Jornada Mundial da Juventude em Lisboa divulgou os patronos deste encontro que se vai realizar de 1 a 6 de agosto de 2023, na capital portuguesa. São 13, provenientes de várias dioceses de Portugal e também são jovens.

São João Paulo II; São João Bosco; São Vicente, diácono e mártir; Santo António; São Bartolomeu dos Mártires; São João de Brito; Beata Joana de Portugal; Beato João Fernandes; Beata Maria Clara do Menino Jesus; Beato Pedro Jorge Frassati; Beato Marcel Callo; Beato Chiara Badano; Beato Carlo Acutis.

Esta madrugada, pouco depois da meia-noite, ouvimos a história de João Pedro Sousa, no Programa ECCLESIA, na Antena 1 da rádio pública.

O entrevistado, que foi diagnosticado há nove anos com um linfoma, disse que as “doenças mais graves” na vida são “um ato de fé”, e que importa não esconder o impacto da doença nos projetos do quotidiano.

“Nunca me esqueço de um sacerdote muito amigo me ter dito: «Queres viver isto como um testemunho da ressurreição ou testemunha de uma morte anunciada?» Isso fez toda a diferença. Esse acompanhamento espiritual, essa presença amiga da Igreja.”

João Pedro Sousa, paroquiano de São Brás, no concelho da Amadora, recordou o percurso de fé desenvolvido na comunidade que viu crescer e fala da importância das peregrinações na sua vida, dos retiros na Comunidade de Taizé e de descobrir a fé «na cave» de uma escola. Tem muito para ouvir nesta conversa na Agência ECCLESIA.

Estamos quase no verão, que é um período de férias para muitas pessoas, ou algumas escapadelas. Aproveitamos a reportagem no Funchal, com a peregrinação dos símbolos da JMJ, para lhe trazer outros pontos de interesse, como a Sé e o seu teto mudéjar.

“Em 500 anos nunca se viu o teto como agora se pode ver”, afirmou o pároco da Sé, o cónego Marcos Goncalves.

Na agenda para este dia 19 de maio, em www.agencia.ecclesia.pt, encontra apresentações, debate, e até uma aula do Papa Francisco. Não deixe de passar por lá. No Programa ECCLESIA, na RTP2 (15h00), temos a Semana do Papa, uma conferência sobre sinodalidade, lançamos o próximo ‘70x7’, e conversamos com Isilda Pegado, sobre lei do aborto pode ser revogada nos Estados Unidos.

Uma boa quinta-feira, e uma excelente caminhada, até 2023, com estes 13 patronos da JMJ. Tem algum preferido?

Cumprimentos,
Carlos Borges

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário