Páginas

sábado, 21 de maio de 2022

Incluir os excluídos no caminho sinodal

O Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, em colaboração com a Secretaria-Geral do Sínodo dos Bispos, realizou um encontro online com pessoas com deficiência onde pediu o seu “contributo para o sínodo sobre a Sinodalidade”.

“Superar todo o preconceito de quem acredita que aqueles que têm dificuldade em se expressar não têm pensamento próprio, nem nada de interessante para comunicar”, é o desafio do processo sinodal, disse o secretário do Dicastério para os Leigos, Família e Vida, o padre Alexandre Awi Mello.

A sessão online, de cerca de duas horas, teve o objetivo de “dar voz” diretamente às pessoas com deficiência, “fiéis que muitas vezes se encontram à margem das nossas igrejas”.

As celebrações do Senhor Santo Cristo dos Milagres vai marcar este fim de semana, presididas pelo cardeal D. José Tolentino Mendonça, arquivista e bibliotecário da Santa Sé, que regressam às ruas, “passados dois anos de pandemia”, com o objetivo de celebrar “uma festa grandiosa”.

“Passados dois anos em que não tivemos a possibilidade dessa manifestação pública tão grandiosa como é a festa em honra do Senhor Santo Cristo dos Milagres temos possibilidade de sair à rua, de celebramos a nossa fé de uma forma mais presente”, explicou o cónego Adriano Borges.

O administrador diocesano de Angra enviou uma mensagem aos peregrinos das Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres, onde assinala que as pessoas aprenderam “a dar valor” ao que são e têm, por causa da pandemia e da guerra.

“Depois dos fenómenos inesperados da segunda década do século atual, aprendemos a dar valor ao que somos e temos, pelo que perdemos. A pandemia e a guerra, fenómenos que julgávamos arcaicos e ultrapassados, de consequências nefastas de longo alcance, já vistas e ainda desconhecidas, estão aí na dureza da realidade e dos seus efeitos”, escreve o cónego Hélder Fonseca Mendes, na mensagem enviada à Agência ECCLESIA.

As “grandes festas” do Senhor Santo Cristo dos Milagres terminam na segunda-feira, dia 23 de maio, no Convento de Nossa Senhora da Esperança, junto ao Campo de São Francisco e da igreja de São José, em Ponta Delgada.

Este fim-de-semana publicamos algumas memórias da visita de João Paulo II, em 1982, a Portugal, que poderá amanhã visionar no programa 70x7, na RTP2.

Marque na sua agenda a celebração do Dia Mundial das Comunicações Sociais, que o Secretariado Nacional das Comunicações Sociais vai assinalar com alunos do curso de Comunicação Social, da Universidade Católica Portuguesa, para “dar espaço aos jovens” e analisar “aspetos positivos e negativos” da comunicação produzida e consumida.

Esta iniciativa vai acontecer na tarde do dia 27, dois dias antes do Dia Mundial das Comunicações Sociais, que em cada ano se assinala na Solenidade da Ascensão do Senhor. “Escutar com o ouvido do coração” é o tema da mensagem do Papa Francisco para o 56º Dia Mundial das Comunicações Sociais.

Mas há mais para ver, ler e ouvir em agencia.ecclesia.pt

Encontramo-nos lá?

Desejo-lhe um excelente fim-de-semana!

Lígia Silveira

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário