Exposições, música e debates
Uma exposição solidária com recolha de fundos para apoio aos refugiados ucranianos em Portugal está patente desde esta quinta-feira, 12, na Galeria Santa Maria Maior, em Lisboa. O título da exposição, Diakuyu, ou “obrigado” em ucraniano, foi escolhido por se tratar de “uma homenagem e agradecimento ao povo ucraniano, que não está está só a lutar em causa própria, mas para a defesa de valores universais da humanidade como a liberdade e a justiça”, explica a organização, numa nota enviada ao 7MARGENS.
Para esta causa participam doze fotojornalistas que estiveram em reportagem na Ucrânia após a invasão da Rússia, a que se juntam 48 fotógrafos, representantes de várias gerações, e ainda três artistas plásticos com ligação à Galeria Santa Maria Maior, que doaram uma obra para venda solidária durante o período em que a exposição está patente, até 4 de junho.
Ao longo deste período, a Junta de Freguesia de Santa Maria Maior e a associação CC11 (co-organizadoras da iniciativa), vão dinamizar momentos musicais todas as sextas-feiras ao final do dia e debates aos sábados à tarde, com jornalistas da imprensa escrita, da rádio e da televisão, que estiveram em reportagem na Ucrânia durante o conflito. A exposição e todos os eventos associados são de entrada livre.
Complementarmente, será inaugurada a 20 de maio, na Galeria Carlos Paredes, na Sociedade Portuguesa de Autores, a exposição Diakuyu – Fotojornalistas Portugueses na Ucrânia, com curadoria de Alexandre Almeida, que reúne trabalhos de doze fotojornalistas portugueses que estiveram em reportagem na Ucrânia desde o início do conflito com a Rússia.
Sem comentários:
Enviar um comentário