Páginas

domingo, 8 de janeiro de 2017

Uma palavra para fazer uma revelação



Estamos de luto!



Sim, é impossível dizer que não existe qualquer ligação pessoal ou institucional ao antigo primeiro-ministro e antigo presidente da República de Portugal Mário Soares que faleceu este sábado. Por isso, estamos de luto! Mas recordar Mário Soares é recordar a democracia e fazer da determinação pela liberdade uma conquista de todos os dias. Obrigado, doutor Soares, também por ter dito que foi assim consigo e também o é com todos nós!



D. Manuel Clemente disse à Agência ECCLESIA que Mário Soares deu “contributo notável e irrecusável” para o “estabelecimento da democracia em Portugal”, considerando que este é um tempo “para agradecer e enaltecer” o seu.



Mas este sábado foi também de outros acontecimentos significativos, nomeadamente a tomada de posse da Junta Central do CNE, em Braga. “Um desafio importante é, mais do que saber qual é o futuro que os jovens vão ter, pensarmos que jovens é que queremos para o futuro”. A afirmação é do novo chefe nacional, Ivo Faria.



A revelação? Claro, não está esquecida... E está relacionada com esta pintura, "A Adoração dos Magos", de Domingos Sequeira, que o Museu Nacional de Arte Antiga consegiu integrar no seu acervo graças ao patrocínio dos portugueses. A campanha permitiu "pôr o Sequeira no seu lugar".

A revelação diz-se numa palavra, um sinónimo: Epifania. A liturgia designa assim a solenidade que se celebra este domingo, onde se faz memória dos magos que, segundo o relato do Evangelho, seguiram a estrela, para adorar o Menino. Para saber quantos reis terão sido, pode ver o programa Ecclesia desta sexta-feira, onde se analisa esse texto. Mas nesse programa fala-se também da revelação de Deus a mundo, a partir do episódio dos magos, e para todas as pessoas! E que revelação, esta!



Duas sugestões para este domingo (entre muitas que acontecem por todo o país): pode participar num concerto de Ano Novo, na Sé de Lisboa, ou ouvir uma conferência em Fátima, integrada na preparação para o Centenário das Aparições.

Bom domingo!

Paulo Rocha


 

Sem comentários:

Enviar um comentário