Páginas

quarta-feira, 1 de novembro de 2023

Todos os Santos

Bom dia, paz e bem!!

“Peçamos-lhes que nos sustentem na fidelidade ao Evangelho e que custodiem o nosso coração na esperança de compartilhar a sua alegria, na comunhão com o Senhor e com todos aqueles que amamos”, pediu o Papa Francisco, no início desta semana.

A Igreja Católica celebra hoje a solenidade litúrgica de Todos os Santos, feriado nacional em Portugal. Lembra conjuntamente “os eleitos que se encontram na glória de Deus”, tenham ou não sido canonizados oficialmente.

Será que vai ter crianças a pedir o ‘Pão por Deus’, a celebrar o ‘Dia dos Bolinhos’, na sua porta?

Estamos habituados, desde o início deste pontificado, a ver e ouvir o Papa pedir que rezemos por ele. Este mês, num novo ‘Vídeo do Papa’, com a intenção de oração de novembro, começa com outro pedido: "Peçam ao Senhor que me abençoe.”

“A vossa oração dá-me força e ajuda-me a discernir e acompanhar a Igreja na escuta do Espírito Santo”, acrescenta Francisco, concluído o pedido de sempre.

“Rezemos pelo Papa, para que no exercício da sua missão continue a acompanhar na fé o rebanho a ele confiado por Jesus e sempre com a ajuda do Espírito Santo. Façamos em silêncio esta vossa oração por mim. E rezem por mim. A meu favor".

No dia 13 de março, o Papa Francisco assinalou o 10.º aniversário de pontificado. O cardeal Jorge Mario Bergoglio foi eleito como sucessor de Bento XVI, em 2013.

A guerra continua em muitas geografias da terra, as mais mediatizadas pela nossa comunicação social continuam a ser as mais próximas, na Ucrânia e na Terra Santa, entre Israel e a Palestina, temas que não foram indiferentes à assembleia sinodal, que terminou no domingo.

A responsável mundial do Movimento dos Focolares afirmou que os participantes no Sínodo dos Bispos tinham na agenda o “grito dos países em guerra” e disse que o conflito entre Israel e a Palestina “não vai resolver nada”.

“Esta guerra não vai resolver nada. Mas todos nós devemos trabalhar pela paz e a Igreja pode ajudar-nos”, disse Margaret Karram à Agência ECCLESIA.

Faltam menos de dois para o Natal, e na semana anterior, a Comunidade Vida e Paz (CVP), instituição solidária do Patriarcado de Lisboa, promove a ‘Festa de Natal’ para pessoas em situação de sem-abrigo (de 16 a 18 de dezembro). E já abriu as inscrições para os voluntariados.

É feriado mas as notícias vão estar em www.agencia.ecclesia.pt, no Programa ECCLESIA, na RTP2, pelas 15h30, vamos conversar com José Luís Nunes Martins, sobre o seu livro ‘Perguntas a Deus’, e, pouco depois da meia-noite, na Antena 1, da rádio pública, temos ‘Diálogos’, as confissões religiosas juntam-se para uma tertúlia, num espaço de diálogo inter-religioso, na primeira quinta-feira de cada mês.

Um bom dia santo, com votos de uma santo dia,
Carlos Borges

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário