Páginas

domingo, 19 de novembro de 2023

Quem convidar para almoçar, neste domingo?

Olá bom dia e bom domingo!

Assinala-se este domingo o Dia Mundial dos Pobres. Uma iniciativa do Papa Francisco que, quando a deixou a toda a Igreja, indicou objetivos que sintetizo em três afirmações da sua primeira mensagem para esta jornada:

“Neste domingo, se viverem no nosso bairro pobres que buscam proteção e ajuda, aproximemo-nos deles: será um momento propício para encontrar o Deus que buscamos.”

“Na base das múltiplas iniciativas concretas que se poderão realizar neste Dia, esteja sempre a oração. Não esqueçamos que o Pai Nosso é a oração dos pobres.”

“Que este novo Dia Mundial se torne, pois, um forte apelo à nossa consciência crente, para ficarmos cada vez mais convictos de que partilhar com os pobres permite-nos compreender o Evangelho na sua verdade mais profunda. Os pobres não são um problema: são um recurso de que lançar mão para acolher e viver a essência do Evangelho.”

Para este ano de 2023, o Papa criticou a «desordem ética» e «mundo virtual» que gera «vidas frustradas» e desafiou a convidar pessoas pobres para almoçar, neste domingo (e cá está a resposta, através da mensagem do Papa).

Nos conteúdos que partilhamos consigo, convidamos os pobres para o “centro da mesa” das notícias:  no programa Ecclesia, esta manhã na Antena 1, falamos da Unidade para o Desenvolvimento Integral da Pessoa, da UCP/Porto, que motiva toda a comunidade para um programa de atividades em torno do serviço, do voluntariado e da espiritualidade; no programa 70x7, que é emitido às 17h30 na RTP2, Carlos Alves conta a sua história, a forma como já foi dependente de drogas e agora luta pela melhoria das condições do bairro que habita, o Bairro da Liberdade, e de todos os que lá moram.

O Dia Mundial dos Pobres é hoje assinalado em todas as comunidades e, no Santuário de Fátima, é inaugurada a obra ‘Jesus sem-abrigo’ (‘Homeless Jesus’), da autoria de Timothy Schmalz, artista canadiano, que já teve a oportunidade de apresentar ao Papa Francisco uma réplica deste Jesus, representado a dormir num banco de jardim e coberto por um cobertor fino; em Beja, a Cáritas Portuguesa assinala esta jornada com o lançamento da Campanha “10 Milhões de Estrelas - Um gesto pela paz”.

A terminar, uma sugestão: a publicação “Todos, todos, todos” que corresponde ao culminar de um trabalho de reportagem da JMJ Lisboa 2023: começou em novembro 2020, quando jovens de Portugal receberam os símbolos da Jornada Mundial da Juventude, no Vaticano, continuou na peregrinação destes símbolos nas dioceses portuguesas e culminou na semana da JMJ, entre os dias 1 e 6 de agosto. Deixo algumas das imagens que preenchem as 280  páginas desta publicação, editada pela Revista Lumen e pela Agência Ecclesia.

Com interesse? A volumosa revista está à venda na Conferência Episcopal Portuguesa, cujos pedidos podem ser feitos através do número de telefone 218855460 ou e-mail cep.sgeral@ecclesia.pt, e nas livrarias católicas.

Votos de um ótimo domingo!

Paulo Rocha

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário