“Esta II Conferência terá como objetivo a reflexão em torno dos desafios que estão colocados à sociedade, assim como as boas práticas existentes no território, de forma a responder à realidade das Pessoas em Situação de Sem Abrigo no concelho de Beja”, explica a Cáritas Diocesana.
A instituição da Igreja Católica promove esta conferência, com o tema ‘Vozes Invisíveis – Boas Práticas e Criatividade’, no auditório dos Serviços Comuns do Instituto Politécnico de Beja.
Segundo o programa, a conferência conta com cinco painéis ao longo do dia desta terça-feira, onde vão refletir, por exemplo, sobre o ‘impacto social’, com apresentação de resultados, sobre «arte e criatividade’, ‘inclusão e bem-estar comunitário’, ‘cidadania e comunidade’.
Este domingo, 19 de novembro, no lançamento da campanha solidária ‘10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz’, que a rede Cáritas Portuguesa dinamiza pelo 21º ano consecutivo, que se realizou em Beja, o presidente da Cáritas desta diocese do Alentejo recordou as “principais ações” que desenvolvem, com os seus 65 colaboradores permanentes, os “cerca de 30 voluntários em carácter de continuidade e mais de 300 em medidas pontuais”.
Segundo Isaurindo Oliveira, o projeto ‘Estou tão perto que não me vês’, que acompanha pessoas em situação de sem abrigo, em dois anos, acolheu e sinalizou “cerca de 450 pessoas, acompanhadas foram cerca de 100”.
Neste contexto, o incentivo da presidente da Cáritas Portuguesa para os presentes visitarem a exposição ‘Invisíveis – percursos para a visibilidade’, que foi realizada por dez pessoas em situação de sem abrigo e está patente no Castelo de Beja, até 30 de dezembro; esta exposição promovida pela Cáritas Diocesana de Beja surgiu no âmbito do projeto comunitário ‘Estou Tão Perto Que Não Me Vês’.
“Fala da realidade das pessoas com fragilidade, vulnerabilidade estão tão perto e tantas vezes não as vemos, exposição cheia de dons e tesouros”, destacou Rita Valadas.
A Cáritas Diocesana de Beja informa que as inscrições para a conferência sobre as realidades das pessoas em situação de sem-abrigo realizam-se através de formulário online.
A conferência ‘Vozes Invisíveis – Boas Práticas e Criatividade’ surge no âmbito do projeto ‘Estou Tão Perto Que Não Me Vês’, apoiado por Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (FEEI) através do Fundo Social Europeu (FSE), enquadrada no Eixo Prioritário 6 – Coesão Social e Inclusão do Alentejo 2020, em sintonia com a consecução da Estratégia Nacional para a Integração de Pessoas em Situação de Sem-Abrigo 2017-2023 (ENIPSSA 2017-2023)
CB
Sem comentários:
Enviar um comentário