Páginas

sábado, 18 de novembro de 2023

Alerta vermelho!!

Bom dia, paz e bem!!

A Fundação pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) está a dinamizar a «Red Week 2023» (‘Semana Vermelha’), para combater a indiferença sobre a questão da liberdade religiosa.

“Edifícios públicos, igrejas ou monumentos, iluminados de vermelho: É apenas um alerta para o facto de não haver Liberdade Religiosa, no mundo, nos nossos dias, em demasiados países”.

Em Portugal, o secretariado nacional da AIS promove hoje o início desta semana de sensibilização para “o drama da perseguição religiosa”, no Santuário de Cristo Rei, em Almada, com a presença do bispo de Setúbal, D. Américo Aguiar, a partir das 16h00: apresentação do Relatório sobre a Liberdade Religiosa no Mundo, Missa, e iluminação de vermelho – “a cor do sangue dos mártires” –, do monumento ao Cristo Rei.

A ‘RedWeek’, iniciativa internacional da Fundação AIS, vai acontecer em mais de uma dezena de países, como Austrália, Brasil, Eslováquia, Alemanha, Reino Unido, Países Baixos, França, Canadá, México ou Colômbia.

A Família Vicentina no mundo conseguiu dar abrigo a 10 mil pessoas no mundo através da Campanha ‘13 Casas’, que é dinamizada pela ‘FamVin Homeless Alliance’ (FHA) dedica às pessoas em situação de sem abrigo. À Agência ECCLESIA, a organização internacional destacou, no mundo lusófono, um projeto em Moçambique e três no Brasil.

No próximo sábado, daqui a oito dias, estamos a um mês do Natal. E já temos mensagens para o ciclo litúrgico Advento-Natal, que começa no dia 3 de dezembro: Os bispos da Arquidiocese de Braga convidam a “caminhar” “em direção aos presépios de hoje”. Pode ler aqui.

Esta manhã, antes do envio desta newsletter, o Programa ECCLESIA, na rádio Antena 1, da emissora pública, conversou com a responsável pela equipa de coordenação das 21 Comissões Diocesanas de Proteção de Menores e Adultos Vulneráveis, em Portugal.

“Há vítimas que se percebem muito acolhidas e outras que nem tanto. É este caminho que as comissões diocesanas estão a fazer com o grupo Vita para perceber como devemos acompanhar e fazer as perguntas às vítimas que passaram por situações traumáticas” - Paula Margarido

A Igreja Católica assinala o Dia Mundial dos Pobres no penúltimo domingo do ano litúrgico, antes da festa de Jesus Cristo, Rei do Universo. Este ano, a 7ª edição, é neste dia 19, com o tema da mensagem papal «Nunca afastes de algum pobre o teu olhar».

A este propósito recebemos no programa ECCLESIA (RTP2), a irmã Júlia Barroso, da Companhia de Santa Teresa de Jesus, que vive num bairro social, em Lisboa, onde apostam num “trabalho lento” de desenvolvimento comunitário como “saída do ciclo da pobreza”. A congregação está há 19 anos no Bairro Fonsecas e Calçada.

“A nossa atitude foi de estar e aprender com as pessoas e deixar que surgissem os pedidos e as próprias ideias, para surgirem projetos. E assim aconteceu.”

A Cáritas Portuguesa vai lançar, em Beja, a iniciativa solidária de Natal “10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz”, pelo 21º ano consecutivo.

Votos de um bom fim-de-semana, passe também pela nossa agenda, antes de planear o dia ou sair de casa.
Cumprimentos,
Carlos Borges

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário