Páginas

domingo, 5 de novembro de 2023

Semana dos Seminários

Bom dia, paz e bem!!

«Não tenhas medo. Serás pescador de Homens». Este é o tema da Semana de Oração pelos Seminários que começa hoje.

A Igreja Católica em Portugal, como um todo e cada diocese em particular, nesta semana, em especial, até 12 de novembro, centram a sua atenção, oração, nas casas de formação e de relação que são os seminários.

“«Não tenhas medo. Serás pescador de Homens» é um apelo que nos leva a pensar em nós e nos nossos medos e uma certeza que nos leva a pensar na aposta de quem chama e na missão que nos confia. Trata-se de um convite de Alguém que nos conhece e que aposta em nós, a cada um em particular” - D. Vitorino Soares, bispo auxiliar e reitor do seminário maior do Porto, presidente da Comissão Episcopal Vocações e Ministérios.

Se ainda não preparou nada, para celebrar em família, com a comunidade, grupo de jovens ou catequese, a CEVM tem  vários subsídios - catequeses e encontros de reflexão, vigília de oração, admonições e preces para as Eucaristias – na sua página na internet.

Já no site da Agência ECCLESIA encontra mensagens de bispos, entrevistas a reitores, e propostas diversas, de muitas dioceses portugueses: Algarve; Braga; Viana do Castelo; Bragança-Miranda; Aveiro; Guarda; Lisboa; Angra; Setúbal; Viseu; Porto.

Quando começar a ler esta newsletter dominical já terminou o Programa ECCLESIA, na rádio Antena 1 da emissora pública. Hoje, foi dedicado à primeira sessão da assembleia sinodal, que encerrou há uma semana.

Os convidados são portugueses, viveram e testemunham a sinodalidade colocada em prática na sala Paulo VI, no Vaticano: O presidente e o vice-presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), respetivamente D. José Ornelas e D. Virgílio Antunes, e o padre Paulo Terroso e a Leopoldina Simões, da equipa de comunicação portuguesa do Sínodo dos Bispos.

Mais tarde, destaca-se a entrevista conjunta Ecclesia/Renascença, publicada e emitida semanalmente aos domingos, que tem como convidado o presidente da Comissão Diocesana Justiça e Paz (CDJP) de Coimbra. José Santos Cabral afirma que as medidas previstas para enfrentar a crise na habitação estão “longe” de responder ao problema que se vive em Portugal.

“É necessário que o Estado intervenha diretamente criando condições, criando habitação, criando políticas fiscais que premeiem e incentivem a possibilidade de arrendar.”

Quando começar a anoitecer, pelas 17h29, chega o ‘Programa 70X7’ à RTP2, também é dedicado à primeira fase da Assembleia Sinodal, mas com vozes de várias realidades geográficas.

Votos de um excelente domingo, e de uma boa Semana de Oração pelos Seminários.
Vamos fazendo caminho em www.agencia.ecclesia.pt.
Carlos Borges

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário