Bom dia! “Pensemos e rezemos pelos povos que sofrem com a guerra, não esqueçamos a martirizada Ucrânia e pensemos no povo palestino e israelita. Que o senhor nos leve a uma paz justa” Foram estas as palavras do Papa Francisco que ecoaram na Praça de São Pedro, no Vaticano, no final da audiência pública semanal. A guerra continua a ser uma realidade em vários pontos do mundo e Francisco voltou a lembrar o sofrimento humano que os conflitos causam. “Sofre-se tanto, sofrem as crianças, sofrem os doentes, os velhos, morrem tantos jovens. A guerra é sempre uma derrota, não o esqueçamos: é sempre uma derrota”, apontou.
Nos últimos tempos, têm-se multiplicado os apelos do Papa para o cessar-fogo. No entanto, a intensificação dos ataques, nomeadamente em Gaza, não perspetiva um futuro tranquilo. Mas nem só de notícias desoladoras é composta a atualidade. Do Vaticano chega a informação de que uma criança ucraniana, Zakhariy, com três meses de idade, foi batizada pelo Papa, na Capela de Casa de Santa Marta. “Nunca conseguiria sonhar que estaríamos com o Santo Padre e que ele poderia batizar nosso filho”, referiu a mãe do bebé, último dos dez filhos de um jovem casal ucraniano, Vitaly, com 37 anos de idade, e Vita, de 35 anos, membros do Caminho Neocatecumenal.
Esta quarta-feira chegou também a notícia sobre a beatificação do cardeal argentino Edoardo Francisco Pironio, que vai acontecer no dia 16 de dezembro, depois de aprovação, pelo Papa Francisco, do decreto que reconhece um milagre atribuído à sua intercessão. Ainda no dia 8, pelas 19h, iniciou-se um ciclo de conversas, com o título “E Deus em Nós”, dinamizado pela jornalista Maria João Avillez, na Capela do Rato (Patriarcado de Lisboa) e que se desenvolve no mês de novembro. Vale a pena assistir ao programa Ecclesia, na RTP2, transmitido esta quarta-feira, no qual a entrevistada deu mais detalhes sobre as futuras conversas. Para hoje, se está por Lisboa fica a sugestão de assistir ao lançamento da obra “Mesa de Deus. Os alimentos da Bíblia”, de Maria Lecticia Monteiro Cavalcanti, que decorre às 18h30, no Grémio Literário, com a apresentação de Francisco José Viegas.
Na agenda desta quinta-feira está também o programa Ecclesia que chega pelas 15h à RTP2. Hoje o destaque vai para a semana do Papa e para a conversa com Manuela Martins, do Movimento dos Focolares, que viveu durante 26 anos em Jerusalém. Não perca todas as novidade em agencia.ecclesia.pt. Boa semana e mantenha-se na nossa companhia! Leonor João |
|
Sem comentários:
Enviar um comentário