Páginas

quinta-feira, 30 de novembro de 2023

TIC TAC

Bom dia!

Foto: COP 28

TIC TAC TIC TAC… O Planeta chama por nós e o tempo corre sem mudanças de comportamento significativas. É urgente a tomada de decisões firmes, mas será que é isso que vai acontecer na cimeira do clima no Dubai, nos Emirados Árabes Unidos?

É já hoje que se inicia a Conferência dos Estados Partes na Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas (COP28), que decorre até 12 de dezembro, e o mundo espera resultados com impacto na defesa da Terra.

Na agenda estão pontos como o balanço global do trabalho feito para lutar contra o aquecimento global e também o combate às emissões de gases com efeitos de estufa, esperando-se ainda um acordo que inclua um compromisso com o abandono global dos combustíveis fósseis.

Foto: Vatican Media

Apesar de continuar disposto a participar nos debates que terão lugar nos próximos dias, o Papa Francisco já não se vai deslocar ao Dubai para a COP28, onde iria discursar no dia 2 de dezembro.

“Embora o estado clínico geral do Santo Padre, no que diz respeito ao estado gripal e à inflamação das vias respiratórias, tenha melhorado, os médicos pediram ao Papa que não efetuasse a viagem prevista para os próximos dias ao Dubai, para a 28ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas”, indicou, na terça-feira, o diretor da sala de imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni.

Pelo Vaticano, o Papa evocou a “grave situação” que se vive em Israel e na Palestina, apelando à oração pela paz.

“Liguei para a paróquia, de lá [Gaza], e falta a água, falta o pão, as pessoas sofrem. São as pessoas simples, do povo, que sofrem, não são os que fazem a guerra. Peçamos, agora, a paz. E não esqueçamos, falando de paz o querido povo ucraniano, que está a sofrer tanto, ainda em guerra”, afirmou.

Foto: Agência ECCLESIA/LS

Uma sugestão: Convido-o a assistir à conversa com João Damião que foi transmitida hoje pouco depois da meia noite, no programa Ecclesia, na Antena 1. O jovem jornalista, de 23 anos, que foi um dos protagonistas da Via-Sacra da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, recordou ter sido vítima de bullying e falou sobre a ansiedade provocada pela Pandemia.

Para hoje, não se esqueça de acompanhar o programa Ecclesia, que chega pelas 15h, à RTP2.

Não perca todas as novidades em agencia.ecclesia.pt.

Boa semana e mantenha-se na nossa companhia!

Leonor João

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário