Páginas

quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Canonizados pelo povo a caminho dos altares

Em contagem decrescente para a canonização do Papa Paulo VI e do bispo salvadorenho, D. Óscar Romero, no próximo domingo, dia 14, o Centro de Reflexão Cristã organiza um encontro a duas vozes para lembrar e testemunhar as vidas dos futuros santos.
A abrir a conversa estarão Guilherme d’Oliveira Martins, do Centro Nacional de Cultura, e Eugénio Fonseca, presidente da Cáritas Nacional. A Agência Ecclesia está a preparar conteúdos em torno das duas figuras da Igreja que o Papa Francisco quis juntar em dia de canonização.
Também a Conferência Episcopal Portuguesa saúda a canonização de “duas figuras importantes na vida da Igreja”. As palavras do porta-voz foram conhecidas na conferência de imprensa após a reunião mensal do Conselho Permanente da CEP.
Esta celebração acontece durante o Sínodo dos Bispos, esta terça-feira conheceu as primeiras propostas nas áreas das novas tecnologias ou família vindas, precisamente, do grupo português.
Todos os passos do Sínodo vão ser acompanhados pela Agência Ecclesia. Fique a conhecer as propostas dos diferentes grupos e as várias etapas até ao documento final, no dia 28 de outubro.
Ainda no Vaticano, foi esta terça-feira divulgado o encontro entre o Papa Francisco e o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, agendado para 18 de outubro. O chefe de Estado sul-coreano vai levar uma mensagem do líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, que convida  o Papa a visitar Pyongyang.
A 22 de setembro, o Vaticano anunciou a assinatura de um “acordo provisório” entre a Santa Sé e Pequim, relativo à nomeação de bispos para as comunidades católicas na China, o primeiro do género assinado entre as duas partes. À Agência Ecclesia o padre Peter Stilwell saudou este passo e manifestou novas possibilidades que esta aproximação pode gerar.
Fique ainda a conhecer a iniciativa que a comunidade da Capela do Rato, em Lisboa, organizou para publicamente apoiar o Papa Francisco. Cerca de três dezenas de personalidades do mundo cultural e político português reuniram-se propondo a leitura de textos da autoria de Francisco e a execução de trechos musicais.
Até ao dia 11, os Dominicanos, Ordem dos Pregadores, promovem um colóquio ‘Rastos Dominicanos: De Portugal para o mundo. 600 anos da província portuguesa’. Mais do que assinalar uma data, o instituto São Tomás de Aquino, que organiza o encontro, quer ajudar no desenvolvimento no estudo e reflexão teológica, missão que assumem deste a sua constituição.
Mas há mais para descobrir na Agência Ecclesia. Encontramo-nos lá?

Sem comentários:

Enviar um comentário