Páginas

sábado, 7 de janeiro de 2023

A fé é um caminho, uma peregrinação, uma história de partidas e recomeços

Bom dia, paz e bem!

“A primeira coisa que vemos nos Magos é esta: a inquietação de quem se interroga. Habitados por uma profunda nostalgia do infinito, perscrutam o céu e deixam-se maravilhar pelo fulgor duma estrela, representando assim a tensão para o transcendente que anima o caminho das civilizações e a busca incessante do nosso coração” – Papa Francisco

O Papa presidiu à Missa da solenidade da Epifania, conhecida popularmente como “Dia de Reis”, em Portugal, deixando um elogio à “inquietação” e à “peregrinação” do coração humano, esta sexta-feira, no Vaticano.

“A fé é um caminho, uma peregrinação, uma história de partidas e recomeços”

Francisco evocou o exemplo dos três Magos que, segundo os Evangelhos, partiram do Oriente em peregrinação, ao encontro de Jesus, recém-nascido, citando a homilia de Bento XVI, na celebração deste dia, em 2013.

A Epifania, palavra de origem grega que significa ‘brilho’ ou ‘manifestação’, celebra-se sempre a 6 de janeiro nos países em que é feriado civil; nos outros países, assinala-se no segundo domingo depois do Natal, como acontece em Portugal, este ano a 8 de janeiro.

O Papa Francisco enviou também uma saudação aos cristãos das Igrejas Orientais que celebram hoje o Natal, segundo o calendário juliano, apelando ao fim dos combates na Ucrânia, após a oração do ângelus, desde a janela do apartamento pontifício

“Que o nascimento do Salvador infunda conforto, esperança, e inspire passos concretos que possam, finalmente, levar ao fim dos combates e à paz. Rezemos muito pela Ucrânia e pela paz.”

 A Confraria da Rainha Santa Isabel de Coimbra oferece hoje o concerto de Reis «Mistérios Gozosos», às 21h30, na igreja da Rainha Santa Isabel.

No domingo, a Paróquia da Gafanha da Encarnação, na Diocese de Aveiro, dinamiza o Cortejo de Reis, pelas 09h00, do parque do sul até à igreja matriz, onde termina para veneração da imagem do Menino Jesus. A entrevista sobre esta tradição centenária integra o Programa ECCLESIA deste sábado, 7 de janeiro, na Antena 1 da rádio pública.

A não perder também neste domingo, o Programa de rádio ECCLESIA na Antena 1 (pelas 06h00), o Programa ‘70X7’, na RTP2 (17h28), ambos dedicados ao Papa emérito Bento XVI, e a entrevista conjunta Ecclesia/Renascença, com o presidente da APAV - Associação Portuguesa de Apoio à Vítima.

Votos de um bom fim de semana, e um bom 2023.
Cumprimentos,
Carlos Borges

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário