Páginas

terça-feira, 11 de junho de 2024

Projetar 2025

Bom dia!

O Papa visitou este domingo a Câmara Municipal de Roma (Campidoglio), na zona histórica do Capitólio, onde se encontrou com o presidente da autarquia, projetando um impacto “positivo” do Jubileu 2025, reconhecendo os desafios comuns que esta organização representa, para a Santa Sé e a capital italiana.

“O próximo Jubileu pode ter um impacto positivo no próprio rosto da cidade, melhorando o seu aspeto e tornando os serviços públicos mais eficientes, não só no centro, mas também aproximando o centro e os subúrbios” (Papa Francisco) 

O Vaticano espera que milhões de pessoas participem, a partir de dezembro, nas celebrações do Ano Santo 2025, o 27.º jubileu ordinário na história da Igreja. O Papa, bispo de Roma segundo a tradição católica, admitiu que a necessidade de obras públicas e de investimento para acolher os “numerosos peregrinos” que vão visitar a cidade nos próximos meses, somando-se aos turistas que acorrem à capital italiana.

Na Peregrinação das Crianças a Fátima, os mais novos foram desafiados a sonhar e a construir um mundo novo. D. Roberto Mariz, bispo auxiliar do Porto, presidiu à celebração e lembrou os cristãos perseguidos e pediu orações pela paz.

“Rezar deve ajudar-nos a sonhar um mundo como Nossa Senhora pediu, em que os pecadores se convertem, em que a paz existe, em que a Igreja também vive unida e comprometida” (D. Roberto Mariz)

O 10 de junho foi ocasião para pensar a realidade e a identidade portuguesas, 50 anos depois do 25 de Abril, com Rita Almeida Carvalho e Timóteo Cavaco, e projetar épocas sem tragédias, com mais igualdade e sem simetrias entre litoral e interior do país.

“Tragédias como as de 2017 nunca mais, futuro mais igual e menos discriminatório para todas as terras, e para todos os portugueses, dever de missão, lugar para a esperança, a confiança, e o sonho, sempre, mesmo nos instantes mais sofridos da nossa vida coletiva” (Marcelo Rebelo de Sousa)

Outras projeções decorrem das eleições europeias. As análises à configuração parlamentar e governativa que decorre dos resultados do último domingo vão estar em destaque no dia de hoje, desde logo a partir do pronunciamento da COMECE, a Comissão dos Episcopados da União Europeia.

Votos de uma ótima jornada!

Paulo Rocha

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário